Honorários na advocacia extrajudicial

Última Atualização: 03 Março 2018

Consultas e pareceres

Os trabalhos de consultoria e pareceres por escrito  podem englobar situações de baixa, média ou alta complexidade, e a forma mais justa de pagamento de honorários nesses casos é a de utilização de horas tecnicas trabalhadas. Não aceite taxímetros ou fórmulas ocultas. Exija uma estimativa prévia realista do tempo a ser utilizado e a discuta a situação de forma honesta e transparente.

Já as consultas com advogado feitas verbalmente, as quais visam o esclarecimento de uma situação específica, podem ser comparadas à visitas a um médico especialista - tanto em formato quanto em preço. Nesse caso, tudo o que você deve fazer é saber o preço da consulta.

Contratos

Na hipótese de elaboração de contratos a estimativa é feita por serviço, levando-se em conta sua especifidade, complexidade e impacto financeiro. A tabela da OAB determina os parâmetros básicos dessa cobrança, mas cada caso deve ser analisado individualmente pelo Advogado que irá contratar. É preciso que se considere a situação sob a ótica do bom senso. A proteção de seus interesses e o impacto desse contrato para seus negócios e vida pessoal também pesam bastante em nossa estimativa de preço. Exponha sempre suas idéias ao profissional do Direito, de forma honesta e objetiva.

Intervenções para celebração de acordos

Muitas vezes um bom advogado pode evitar o desgaste de uma ação judicial e trazer proveitos imediatos ao seu cliente. Nesse caso a estipulação de honorários pode ser feita com base nas vantagens trazidas ao constituinte ou, de acordo com a situação, em um valor específico por horas técnicas trabalhadas se a matéria não reflete interesse econômico.

 

Fatores que influenciam a determinação do preço a ser cobrado, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB

Honorários advocatícios para ações judiciais  

Veja como saber o valor para o serviço que necessita