Hon­orários na advo­ca­cia extrajudicial

Con­sul­tas e pare­ceres

Os tra­bal­hos de con­sul­to­ria e pare­ceres por escrito podem englo­bar situ­ações de baixa, média ou alta com­plex­i­dade, e a forma mais justa de paga­mento de hon­orários nesses casos é a de uti­liza­ção de horas tec­ni­cas tra­bal­hadas. Não aceite taxímet­ros ou fór­mu­las ocul­tas. Exija uma esti­ma­tiva prévia real­ista do tempo a ser uti­lizado e a dis­cuta a situ­ação de forma hon­esta e trans­par­ente.

Já as con­sul­tas com advo­gado feitas ver­bal­mente, as quais visam o esclarec­i­mento de uma situ­ação especí­fica, podem ser com­para­das à vis­i­tas a um médico espe­cial­ista — tanto em for­mato quanto em preço. Nesse caso, tudo o que você deve fazer é saber o preço da consulta.

Con­tratos

Na hipótese de elab­o­ração de con­tratos a esti­ma­tiva é feita por serviço, levando-​se em conta sua especi­fi­dade, com­plex­i­dade e impacto finan­ceiro. A tabela da OAB deter­mina os parâmet­ros bási­cos dessa cobrança, mas cada caso deve ser anal­isado indi­vid­ual­mente pelo Advo­gado que irá con­tratar. É pre­ciso que se con­sidere a situ­ação sob a ótica do bom senso. A pro­teção de seus inter­esses e o impacto desse con­trato para seus negó­cios e vida pes­soal tam­bém pesam bas­tante em nossa esti­ma­tiva de preço. Exponha sem­pre suas idéias ao profis­sional do Dire­ito, de forma hon­esta e objetiva.

Inter­venções para cel­e­bração de acordos

Muitas vezes um bom advo­gado pode evi­tar o des­gaste de uma ação judi­cial e trazer proveitos ime­di­atos ao seu cliente. Nesse caso a estip­u­lação de hon­orários pode ser feita com base nas van­ta­gens trazi­das ao con­sti­tu­inte ou, de acordo com a situ­ação, em um valor especí­fico por horas téc­ni­cas tra­bal­hadas se a matéria não reflete inter­esse econômico.

Fatores que influ­en­ciam a deter­mi­nação do preço a ser cobrado, de acordo com o Código de Ética e Dis­ci­plina da OAB

Hon­orários advo­catí­cios para ações judiciais

Veja como saber o valor para o serviço que necessita