Advo­ga­dos espe­cial­iza­dos em Dire­ito de Família — São Paulo

Escritório de Advo­ca­cia — Con­tencioso Judi­cial, Con­sul­to­ria, Advo­ca­cia Pre­ven­tiva e Medi­ação na Área do Dire­ito de Família.

O momento da ver­dade: como escol­her o mel­hor Advo­gado de Família para o seu caso?

Em primeiro lugar: isso não é um artigo cri­ado para pro­mover nosso próprio escritório — prática, aliás, con­de­nada pelo Código de Ética e Dis­ci­plina da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil. A intenção é que você con­siga difer­en­ciar, entre as muitas opções que o mer­cado lhe ofer­ece, um profis­sional que mel­hor atenda as suas neces­si­dades.

Por onde começar?

Em primeiro lugar, lembre-​se que seu prob­lema será resolvido pelo advo­gado que escol­her, e não pelo escritório em que ele tra­balha. Preocupe-​se mais com as car­ac­terís­ti­cas pes­soais desse profis­sional do que com o prestí­gio da banca. É claro que o renome da sociedade de advo­ga­dos ajuda, mas isso não pode ser o parâmetro mais impor­tante. Mesmo porque, depen­dendo das cir­cun­stân­cias, é pos­sível que você acabe sendo aten­dido por um advo­gado com o qual você não sim­pa­tiza, que não se enquadra em seu per­fil ou que não seja tão expe­ri­entes. E será ele, o advo­gado, a pes­soa que dev­erá resolver seu prob­lema — por­tanto, é nele que você deve con­cen­trar sua atenção.

O ver­dadeiro advo­gado de família tem qual­i­dades difer­en­ci­adas dos demais, pois lida dire­ta­mente com o aspecto humano do Dire­ito. Mais do que ser com­pe­tente do ponto de vista téc­nico (o que é, obvi­a­mente, algo impor­tan­tís­simo), é fun­da­men­tal que pos­sua uma tendên­cia nat­ural para esse campo, tenha sen­si­bil­i­dade apu­rada e nutra uma pre­ocu­pação sin­cera com o bem estar do próx­imo. Pro­cure por esse diferencial.

Outro aspecto fun­da­men­tal é a empa­tia mútua. É pre­ciso que cliente e advo­gado este­jam con­fortáveis um com o outro, já que irão cam­in­har lado a lado nessa jor­nada como um time inte­grado. Transparên­cia e fran­queza de lado a lado são indis­pen­sáveis para prop­ciar a cri­ação esse vínculo.

Ativi­dades acadêmi­cas ou de mag­istério são aspec­tos dese­jáveis, já que deno­tam um saber jurídico mais pro­fundo, mas não essen­ci­ais. Ape­sar de serem car­ac­terís­ti­cas que tor­nam o advo­gado mais bem equipado para lidar com os desafios ger­a­dos pelo processo de família (Divór­cio, Sep­a­ração, Guarda dos Fil­hos, Reg­u­la­men­tação de Vis­i­tas e out­ras questões de com­petên­cia das Varas de Família), elas não excluem os profis­sion­ais que resolveram seguir o cam­inho exclu­sivo do con­tencioso. Aliás, pelo con­trário. O impor­tante é a atu­ação no processo, não na cátedra.

Final­mente, tenha em mente que questões famil­iares são prob­le­mas sen­síveis, e para muitas dessas situ­ações o lití­gio nem sem­pre é a resposta mais ade­quada. É aí que entram os méto­dos alter­na­tivos de res­olução de con­fli­tos. Estes, quando viáveis, trazem não só bene­fí­cios finan­ceiros evi­dentes às partes, mas per­mitem acima de tudo que as relações famil­iares pos­sam ser de alguma forma preser­vadas. É um instru­mento fun­da­men­tal sobre o qual você pode e deve solic­i­tar esclarec­i­men­tos. Pro­cure tam­bém por indica­tivos que vão além da atu­ação judi­cial. A sim­ples con­versa poderá lhe mostrar que esse advo­gado não é ape­nas bom de briga, mas tam­bém bom para resolver prob­le­mas — mesmo que seja pela via do acordo. Treina­mento em Dinâmica Famil­iar, Práti­cas Colab­o­ra­ti­vas ou Medi­ação con­tam muito para a avali­ação desse aspecto.

Em lin­has gerais, não basta ao advo­gado ser um exce­lente profis­sional no papel. Cul­tura jurídica e com­bat­ivi­dade são qual­i­dades bas­tante dese­jáveis (aliás, indis­pen­sáveis), mas é pre­ciso se con­vencer de que este advo­gado sabe lidar com pes­soas, é sen­sível à com­plex­i­dade da situ­ação famil­iar e pos­sua as habil­i­dades necessárias para con­duzir esse processo adequadamente.

Abaixo rela­cionamos algu­mas das Ativi­dades que dizem respeito à atu­ação dos Advo­ga­dos nas Varas de Família:

Advo­ca­cia de Família — Con­sul­tas, dis­cussão de casos, infor­mações — página de con­tato — E-​mail Este endereço de email está sendo pro­te­gido de spam­bots. Você pre­cisa do JavaScript ati­vado para vê-​lo. — tele­fones (11) 30791837 ou (11) 30710918. Horário de atendi­mento ao público: de Segunda à Sexta, das 11:00 às 18:00 horas.

Ernesto Rezende Neto - Advogado

Ernesto Rezende Neto

Ver Per­fil

Mario Solimene Filho - Advogado

Mario Solimene Filho

Ver Per­fil