Advogado Família, São Paulo

Advogados especialistas em Direito de Família. Há 30 anos lidando com questões sensíveis de forma humanizada, positiva e eficiente.Temos orgulho das batalhas que enfrentamos e das amizades que fizemos pelo caminho. Encaramos o Direito de frente e dele nos valemos para transformar a sociedade e fazer Justiça. Por princípio, não praticamos a advocacia de massa. Acreditamos que boa advocacia é consequência de boa estratégia, um produto artesanal que não se dobra à fórmula CTRL C + CTRL V.

Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos princípios, visite a página de nosso perfil na advocacia.

O Advogado familiar, ou advogado especialista em Direito de família, é o mais sensível dos profissionais do Direito, já que convive diariamente com os dramas pessoais de seus clientes. A carga emocional é alta, e cada advogado familiar tem a sua forma de lidar com tais desafios. Há colegas que defendem um certo distanciamento do cliente, entendendo o fator emocional como um risco à eficiência do trabalho. Essa abordagem, apesar de válida, não faz parte da nossa filosofia de trabalho. Acreditamos que a vivência da realidade familiar do cliente é necessária, e que o envolvimento emocional em dose certa é algo valioso, pois permite que haja uma conexão com o problema de incentiva a criatividade estratégica. Não se trata de uma atitude irracional, um salto sem paraquedas, mas algo consciente. Partimos da premissa que todo bom trabalho em casos de família requer algum grau de empatia e envolvimento emocional, já que é aí que se encontra o cerne da discussão entre as partes. Isso não significa que se deva abdicar do discernimento, mas apenas que o componente emocional deve ser tido como um fator positivo na compreensão da dinâmica familiar e na ignição da criatividade para resolução de problemas. Somos seres humanos, vivemos experiências semelhantes em nossa própria realidade e utilizamos estes parâmetros para abordar uma situação de conflito.

Da mesma forma, somos contrários a indicar o litígio judicial como solução para todos os males. Ele é parte importante de qualquer estratégia, mas deve ser usado como recurso extremo, pois do contrário perde eficiência. Há situações em que a alternativa para o diálogo não mais existe, mas outras há em que os métodos alternativos para solução de conflitos, como a mediação, são caminhos que podem ser explorados. É importante que se tenha uma mente aberta para que se conquiste o objetivo maior: a resolução do problema.

O que faz um Advogado Especialista em Direito de Família

Abaixo relacionamos algumas das Atividades que dizem respeito à atuação dos Advogados nas Varas de Família:

Como escolher o melhor Advogado de Família para o seu caso?

Em primeiro lugar: isso não é um artigo criado para promover nosso próprio escritório - prática, aliás, condenada pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. A intenção é que você consiga diferenciar, entre as muitas opções que o mercado lhe oferece, um profissional que melhor atenda as suas necessidades.

Por onde começar?

Em primeiro lugar, lembre-se que seu problema será resolvido pelo advogado que escolher, e não pelo escritório em que ele trabalha. Preocupe-se mais com as características pessoais desse profissional do que com o prestígio da banca. É claro que o renome da sociedade de advogados ajuda, mas isso não pode ser o parâmetro mais importante. Mesmo porque, dependendo das circunstâncias, é possível que você acabe sendo atendido por um advogado com o qual você não simpatiza, que não se enquadra em seu perfil ou que não seja tão experientes. E será ele, o advogado, a pessoa que deverá resolver seu problema - portanto, é nele que você deve concentrar sua atenção.

O verdadeiro advogado de família tem qualidades diferenciadas dos demais, pois lida diretamente com o aspecto humano do Direito. Mais do que ser competente do ponto de vista técnico (o que é, obviamente, algo importantíssimo), é fundamental que possua uma tendência natural para esse campo, tenha sensibilidade apurada e nutra uma preocupação sincera com o bem estar do próximo. Procure por esse diferencial.

Outro aspecto fundamental é a empatia mútua. É preciso que cliente e advogado estejam confortáveis um com o outro, já que irão caminhar lado a lado nessa jornada como um time integrado. Transparência e franqueza de lado a lado são indispensáveis para propiciar a criação esse vínculo.

Atividades acadêmicas ou de magistério são aspectos desejáveis, já que denotam um saber jurídico mais profundo, mas não essenciais. Apesar de serem características que tornam o advogado mais bem equipado para lidar com os desafios gerados pelo processo de família (Divórcio, Separação,  Guarda dos Filhos, Regulamentação de Visitas e outras questões de competência das Varas de Família), elas não excluem os profissionais que resolveram seguir o caminho exclusivo do contencioso. Aliás, pelo contrário. O importante é a atuação no processo, não na cátedra.

Finalmente, tenha em mente que questões familiares são problemas sensíveis, e para muitas dessas situações o litígio nem sempre é a resposta mais adequada. É aí que entram os métodos alternativos de resolução de conflitos. Estes, quando viáveis, trazem não só benefícios financeiros evidentes às partes, mas permitem acima de tudo que as relações familiares possam ser de alguma forma preservadas. É um instrumento fundamental sobre o qual você pode e deve solicitar esclarecimentos. Procure também por indicativos que vão além da atuação judicial. A simples conversa poderá lhe mostrar que esse advogado não é apenas bom de briga, mas também bom para resolver problemas - mesmo que seja pela via do acordo. Treinamento em Dinâmica Familiar, Práticas Colaborativas ou Mediação contam muito para a avaliação desse aspecto.

Em linhas gerais, não basta ao advogado ser um excelente profissional no papel. Cultura jurídica e combatividade são qualidades bastante desejáveis (aliás, indispensáveis), mas é preciso se convencer de que este advogado sabe lidar com pessoas, é sensível à complexidade da situação familiar e possua as habilidades necessárias para conduzir esse processo adequadamente.

Advocacia de Família - Consultas, discussão de casos, informações  - página de contato - E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - telefones (11) 3079-1837 ou (11) 3071-0918. Horário de atendimento ao público: de Segunda à Sexta, das 11:00 às 18:00 horas.

Ernesto Rezende Neto - Advogado

Ernesto Rezende Neto

Ver Perfil

Mario Solimene Filho - Advogado

Mario Solimene Filho

Ver Perfil