Honorários em ações e procedimentos judiciais

Atuação em um único processo

Em caso de demandas judiciais a forma mais tradicional de pagamento é a individual por ação, que leva em conta a natureza da demanda, sua complexidade e o tempo estimado para sua resolução. Nessa modalidade há a fixação de um valor determinado a ser pago a título de honorários advocatícios (o qual não inclui custas e despesas processuais), que dependendo da situação poderá ser parcelado.

Pergunte ao advogado que lhe atender se a reunião preparatória que vise o ajuizamento de ação ou preparação de defesa poderá ser gratuíta. Se a resposta for positiva, mesmo que você se decida por não utilizar seus serviços, não haverá qualquer cobrança pelo tempo técnico utilizado. Esse não será o caso, contudo, se essa reunião tiver o caráter evidente de consulta, nos termos do Código de Ética e da tabela de honorários da Ordem dos Advogados do Brasil.

Honorários ad exitum

Essa modalidade de contratação é aquela em que todo o risco é suportado pelo próprio advogado. O  cliente arcará com as custas e despesas processuais, mas somente pagará honorários advocatícios em caso de êxito na ação judicial. Em outras palavras: sem vitória não há pagamento. Esse é um tipo incomum de acordo que somente se aplica a situações muito especiais.

Advocacia de Partido

Por esse tipo de contratação um valor mensal fixo é pago ao escritório para que este represente e defenda os interesses do cliente em determinados tipos de ação ou de forma geral. Funciona como um seguro legal, no qual você estará garantindo a presença de um advogado em qualquer situação que entender necessária. É uma proteção que poderá beneficiar um só índivíduo, uma família, um grupo de pessoas ou uma empresa.

Em termos de custo benefício esta é a melhor forma de contratação existente no mercado. Um levantamento recente aponta que essa é a modalidade preferida nos Estados Unidos, abrangendo um universo atual de 85 milhões de pessoas naquele país.

Fatores que influenciam a determinação do preço a ser cobrado, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB

Consultas, pareceres, elaboração de contratos e intervenção para acordos

Como saber o quanto custará seu serviço