Quanto Custa um Advogado?

Valores de honorários para advogados de família (pensão alimentícia, guarda), Sucessões e Civil

Neste artigo oferecemos uma ideia geral de valores de honorários advocatícios para diversas situações, oferecendo informações sobre as formas de cobrança existente e valores. 

Advogados sabem que custo é ponto muito importante na contratação de qualquer serviço. Os profissionais do Direito podem - e devem - apresentar alternativas viáveis que se encaixem às possibilidades do cliente em potencial, com uma boa relação custo benefício.

Dependendo do tipo de caso, há diferentes opções de pagamento e facilidades – desde os chamados honorários ad exitum (ou seja, com o sucesso da ação) até o pagamento de parcelas mensais fixas.  É importante que o advogado apresente tais opções logo no início da contratação e mantenha-se fiel à essa transparência durante todo o decorrer dos trabalhos.

Na área cível, quando a causa apresenta um conteúdo econômico (como indenizações, ação de alimentos, direito imobiliário, etc), normalmente o preço é composto por um valor inicial e uma porcentagem do proveito obtido em caso de êxito na ação (em geral, 20%). Para situações sem conteúdo econômico (como ação de guarda ou alteração de nome, por exemplo) o preço é formado por uma parcela inicial e uma parcela final, em caso de sucesso. Essa é também, em geral, a cobrança feita por advogados na área criminal.

Em ações trabalhistas e previdenciárias (aposentadoria), normalmente não há cobrança inicial de valores, mas o montante final a ser pago ao advogado é maior - normalmente 30%. 

Mas há outras formas de cobrança que podem ser estabelecidas por cada profissional. Para maiores informações, clique nos links apresentados abaixo.  

Tenha em mente também que há advogados que oferecem consulta inicial gratuíta se o problema vier a requerer o ajuizamento de ação judicial ou defesa. Outros não agem desta maneira.

Para um entendimento abrangente do sistema de determinação de honorários advocatícios, por favor clique em uma das opções abaixo:

Fatores que influenciam a determinação do preço, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil

Consultas, pareceres, elaboração de contratos e intervenção para acordos

Honorários advocatícios para preposição ou defesa em ações judiciais  

Saiba qual é o valor cobrado especificamente pelo serviço