Atenção! Bandidos estão se fazendo passar por advogados deste escritório para, ao final, solicitar algum tipo de pagamento. Não se deixe enganar! Nossos telefones para contato são apenas os informados neste website. Não acredite em mensagens de WhatsApp ou ligações de números diferentes. Já tomamos as providências necessárias e há inquérito policial em andamento.

Fechar
Open Popup
Friday, 15 April 2022 19:05

Advogado Imobiliário - Dicas de Cuidados na compra de um imóvel!

Written by
Rate this item
(0 votes)
Advogado Imobiliário - Dicas de Cuidados na compra de um imóvel! Advogado Imobiliário - Dicas de Cuidados na compra de um imóvel!

Advogado Imobiliário - Dicas de Cuidados na compra de um imóvel!

O Direito Imobiliário é o nome dado ao ramo do Direito Privado que regula as relações de propriedade, posse, uso e fruição de bens imóveis e respectivos acessórios. Como consequência, a atividade do advogado imobiliário, do ponto de vista contratual, é importantíssima para os negócios envolvendo os compromissos particulares de compra e venda, escrituras públicas definitivas, doações, cláusulas restritivas de propriedade, contratos de locação, os direitos de vizinhança, os direitos de posse, as regras de condomínio, as normas municipais de edificação, a transferência de propriedade, arrendamentos, permutas, financiamento e as hipotecas, incorporações, entre outros. Tais tópicos governam-se pelas disposições mais abrangentes do Código Civil Brasileiro, mas também por um largo corpo de leis especiais complementares, como é o caso, por exemplo, da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) e da Lei de Condomínio e Incorporações (Lei 4.591/64).

Para adquirir um imóvel, várias questões importantes precisam ser analisadas e para isso, deve-se procurar um advogado especializado em Direito Imobiliário com experiência e boa reputação. Primeiramente, o comprador deve considerar o estado em que se encontra o imóvel. Não importa se é novo ou usado. Se novo, verificar a qualidade dos materiais empregados e uma dica, é visitar outros empreendimentos da construtora.

Outra questão importante, consiste na obtenção das certidões negativas referentes ao imóvel, ora sejam, de IPTU, condomínio, de desapropriação e tombamento, conforme a situação e localidade do imóvel. Ainda sobre o imóvel, uma certidão negativa, de importância, é chamada de Foro e laudêmio, contudo, somente para imóveis localizados no litoral, imposto a ser pago junto à Secretaria do Patrimônio da União, local onde se requer a certidão negativa, portanto, Secretaria do Patrimônio da União.

Uma questão de relevância e que devemos ter especial atenção, versa sobre a dispensa das certidões negativas, pois algumas pessoas entendem que, desde 2015, as certidões negativas não são mais necessárias, uma vez que a Lei 13.097/2015, a qual alterou a “Lei da Documentação Imobiliária” (Lei 7.433/85), destaca a importância da concentração dos atos na matrícula imobiliária – todos os atos que impliquem vulnerabilidade ou fraude devem ser registrados na matrícula, ou seja, em poucas palavras, se não estiver na matrícula, por exemplo, não atinge o comprador de boa-fé.

Porém, analisando a lei, verificamos que o Cartório pode dispensar as certidões para efetivar a transação imobiliária, contudo, o comprador, não, em nenhuma hipótese, pois esses documentos são a segurança do comprador que não haverá problemas futuros que atingirão sua propriedade. Pertinente à “certidão de nascimento do imóvel, a matrícula é a comprovação da propriedade, sendo fornecida pelo Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição imobiliária onde o imóvel está situado, ou seja, na região.

Na matrícula do imóvel constam as especificações, antigos proprietários e atual proprietário, contudo, também, constam eventuais financiamentos e suas quitações, hipotecas, penhoras, usufruto, doação, cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade e inalienabilidade, se o imóvel está indisponível judicialmente, averbação de contrato de locação, dentre outros.

As partes concretizarão o registro, no cartório de registro de imóveis da circunscrição, ou seja, da região em que o imóvel está matriculado, transferindo-se a propriedade, indicando, assim, o novo proprietário.

Outras dicas importantes para aquisição de um imóvel:

- Escolha a construtora certa
- Faça um contrato de compra e venda detalhado e consistente
- Registre sua propriedade
- Verifique débistos existentes referente a compra do imóvel
- Não esqueça a vistoria
- Verifique a reputação do vendedor

 

Em questões envolvendo Posse e Propriedade:

- Desapropriações;
- Usucapião: obtemos o Direito a Usucapião Urbano, Rural, Especial ou Ordinário, Judicial ou Extrajudicialmente;
- Ação de Reintegração de posse;
- Ação de Imissão de posse;
- Ação de manutenção da posse;
- Ação de interdito proibitório
- Servidão.
- Locação - Aluguéis comerciais e residenciais
- Ação de Despejo por falta de pagamento;
- Ação de execução de aluguéis;
- Ação revisional de aluguel;
- Ação renovatória de aluguel;
- Ação de consignação em pagamento;
- Questões relacionadas à direito de preferência em relação ao locatário;
- Questões relativas à benfeitorias, garantias locatícias, locação para temporada.

 

Advogado especialista em regularização de imóveis!

Para os casos em que não há como se resolver, a alternativa é procurar ajuda especializada. Dificuldades com o registro ou mesmo a transferência do bem imóvel muitas vezes só podem ser superadas pelo advogado imobiliário com vivência necessária para identificar a fonte do problema. Trata-se de um dos ramos mais burocráticos em nosso sistema, e descobrir a solução entre os emaranhados de normas e resoluções é tarefa para um especialista.

 

Ernesto Rezende Neto Advocacia Imobiliário em SP

Para maiores informações consultas, discussão de casos e esclarecimentos, consulte-nos:
E-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. }
Telefones (11) 3079-1837 ou (11) 3071-0918
Horário de atendimento ao público: de Segunda à Sexta, das 11:00 às 18:00 horas 

 

 

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO BLOG REZENDE ADVOGADOS

Last modified on Wednesday, 04 May 2022 14:51

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.