Marketing Jurídico: o que é e como funciona?

O escritório físico é um ponto de referência relevante para os clientes encontrarem seus advogados, mas agora o ambiente digital e o marketing jurídico oferecem oportunidades para que os profissionais de advocacia possam ser encontrados em diferentes mídias, facilitando -também – que as pessoas encontrem profissionais e informações legais com qualidade.

Assim, as estratégias de marketing jurídico podem ajudar o profissional e, consequentemente, o escritório a se consolidar como uma autoridade na área do direito em que atua, tendo relevância no mercado e atraindo mais clientes, ou mesmo na sua região, otimizando os atendimentos e conquistando novos clientes.


Marketing Jurídico: o que é e como funciona?

Para ampliar seu negócio, de acordo com as normas da OAB, e ter mais oportunidades junto a potenciais clientes, confira mais informações acerca do marketing jurídico e suas especificidades nos tópicos a seguir.

O que é o Marketing Jurídico?

Basicamente, o Marketing Jurídico é o nome das técnicas focadas em fortalecer a imagem dos advogados no meio digital, sem ferir a disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o código de ética.

Com um bom planejamento e estratégias eficientes é possível conquistar novos clientes e ter diferenciais para se destacar perante os concorrentes.

A importância do Marketing Jurídico

Com o acesso à internet, as formas de se negociar mudaram e na advocacia não seria diferente.

Isto posto, o marketing jurídico é uma técnica que possibilita entregar valor aos clientes antes de fechar o negócio, expandir o alcance do escritório e possui outros benefícios como:

  • Aumenta a competitividade de mercado;
  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Ajuda a conquistar metas e objetivos do escritório;
  • Possibilita fechar bons negócios com mais efetividade.

Código de ética e marketing jurídico?

Antes de começar a colocar em prática as estratégias, os profissionais precisam conhecer algumas barreiras legais que o código de ética da OAB impõe.

O código é uma referência para que os profissionais de direito entendam o que pode ou não ser feito quando o assunto é marketing no âmbito jurídico, e preza pela produção de materiais informativos para criar autoridade e relevância, e não a criação de publicidades que deem a entender causa ganha, por exemplo.

Ferramentas importantes no marketing jurídico

O marketing jurídico é dividido entre online e offline, e para cada estratégia existem ferramentas que podem ser utilizadas pela equipe de marketing do escritório ou por uma agência especializada.

No marketing offline é possível utilizar cartões de visita, marketing de recomendação (famoso boca a boca), palestras e eventos, entrevistas para veículos impressos e marketing de relacionamento (networking).

Já no marketing online as possibilidades são criar um blog ou site do escritório, além de desenvolver anúncios para plataformas diversas, como o Twitter Ads e redes sociais.

Mais ainda, é possível investir em ações de e-mail marketing, Google Ads, redes sociais (Linkedin, Instagram e Facebook), marketing de conteúdo, Whatsapp Business, podcasts, entre outras possibilidades, de modo a produzir materiais que possibilitem a interação e a criação de relacionamento com os potenciais clientes.

Como colocar em prática o Marketing Jurídico?

Os advogados que possuem um site ou blog, por exemplo, estão sempre preocupados em nutrir as páginas. Para conseguir chamar atenção dos futuros clientes, a estratégia de Marketing de Conteúdo é fundamental.

Essa é uma das estratégias mais bem vistas pela OAB, pois é por meio dela que os profissionais criam e oferecem conteúdos informativos para o público, criando um vínculo de valor. 

O conteúdo pode ser desenvolvido em formatos como vídeos para o Youtube ou Instagram, posts para blogs e redes sociais, textos, áudios para podcasts, entre outras possibilidades, conforme a estratégia traçada e o alcance que pode ser obtido junto aos potenciais clientes.

As principais vantagens desta estratégia são:

  • Aumenta o tráfego das redes sociais, sites e blogs;
  • Melhora o engajamento do negócio;
  • Aumenta a possibilidade de fechar novos contratos;
  • Impulsiona a geração de leads (potenciais clientes);
  • Educa o mercado;
  • Potencializa o brand awareness (consciência de marca).

Para que isso seja possível, algumas ações e estratégias precisam ser colocadas em prática, trazendo mais valor e segmentação às campanhas, bem como resultados mais efetivos. Confira os principais métodos e plataformas nos tópicos a seguir.

  1. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que potencializam as páginas e blogs, visando melhorar o posicionamento nos resultados de busca. 

Sendo assim, utilizar palavras-chave ao longo dos textos, nos títulos e tags são formas de obter um bom ranqueamento com tráfego orgânico e conferir mais autoridade ao site.

  1. Inbound Marketing

As estratégias de Inbound Marketing se baseiam na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo definido. 

O Inbound tem como foco maior engajamento, fortalecer o relacionamento com as pessoas e proporcionar uma comunicação aberta, sendo que o grande diferencial da estratégia é que o público é atraído de forma que procura voluntariamente a marca, neste caso o escritório de advocacia.

  1. Mídias sociais

Os conteúdos precisam de uma distribuição eficiente para gerar os resultados desejados, integrando canais e melhorando experiências. 

Para que as ações de marketing jurídico atendam os objetivos do planejamento é importante encontrar meios mais adequados e com maior potencial de performance para a divulgação.

As redes sociais podem ajudar a impulsionar as ações, aumentando a credibilidade dos advogados e trazendo novos clientes para o escritório.

Considerações finais

Estes são apenas alguns exemplos de estratégias para criar excelentes ações de marketing jurídico para o seu escritório, transformando-o em uma referência tanto em sucesso de marketing quanto no atendimento aos clientes.

Portanto, conhecer as principais regras que a OAB determina para fazer marketing, dedicando tempo para elaborar um bom planejamento e com investimentos para as estratégias orgânicas e pagas, o seu escritório pode se tornar uma referência no mercado, com muitos clientes e gerando a lucratividade desejada.

Mario SolimeneAuthor posts

Avatar for Mario Solimene

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP - Largo de São Francisco), turma de 1994, com especialização em Direito Privado e Processo Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo, sob o número 136.987. Pós graduado (Pg.Dip.) e Mestre (MMus) pela University of Manchester e Royal Northern College of Music, Reino Unido (2003-2006). Curso de Extensão em Direitos Humanos Internacionais sob supervisão de Laurence Helfer, J.D, Coursera, School of Law, Duke University, EUA (2015). Inscrito como colaborador da entidade Lawyers Without Borders (Advogados Sem Fronteiras) e membro da International Society of Family Law (Sociedade Internacional de Direito de Família). Tomou parte em projetos internacionais pela defesa da cidadania e Direitos Humanos na Inglaterra, Alemanha, Israel e Territórios da Palestina. Fluente em Inglês, Espanhol, Italiano e Alemão.

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *