Quando o pai perde o direito de ver o filho – restrição e suspensão das visitas

Nesse artigo trataremos do direito de visitas do pai em relação aos filhos, enfrentando problemas que podem ocasionar a restrição ou mesmo a suspensão desse convívio. O objetivo é diferenciar as situações de risco de receios infundados – normalmente causados por ameaças vazias de mamães super-protetoras.

Já tivemos oportunidade de analisar o outro lado da moeda: as ameaças que as mamães sofrem por parte do ex-maridos e ex-companheiros à guarda dos filhos. O que pretendemos com esse artigo é fazer o mesmo tipo de abordagem, tranquilizando os pais que agem corretamente para que não sejam submetidos a pressão psicológica desnecessária.


O que vale é o melhor interesse da criança

Para começar, um aviso: é preciso que fique bem claro que o direito de visitas não é algo criado para beneficiar apenas aos pais, mas também – e principalmente! – aos filhos. A convivência familiar saudável é extremamente importante para o bem estar psíquico das crianças e deve ser sempre incentivada. Restringir o convívio do menor com qualquer de seus genitores é solução extrema que, por si só, já acarreta potencial prejuízo à criança. Portanto, tal decisão só pode ser tomada se o Magistrado avaliar que o risco causado pela convivência é maior do que os danos causados pela falta de convivência. Tenha sempre em mente que juízes, promotores, assistentes sociais e psicólogos atuam no processo judicial para viabilizar a proteção dos interesses da criança, não dos pais.

Se preferir, veja o vídeo que preparamos para explicar os riscos de perda dos direitos de visita (por Mario Solimene).

Se não há risco à criança, não há restrições aos direitos de visita

Dito isto, há outro aspecto importante para ser esclarecido, e que não é muito bem aceito pelas mães em geral: a personalidade do pai não é necessariamente um fator de risco e, portanto, não gera efeitos automáticos sobre o convívio. O pai pode ser ranzinza ou estressado, mas isso, por si só, não é motivo para afastá-lo de seus filhos. O que importa é seu comportamento para com eles, e não sua atitude para com a vida.

Para ilustrar um pouco mais essa ideia, repito as palavras que ouvi de uma (boa) Juíza de Família em plena audiência de instrução e julgamento. Durante as conversas preliminares, o pai (meu cliente), muito nervoso, reagia de forma bastante agressiva às palavras da mãe, pois acreditava que a situação a que estava exposto era extremamente injusta (a filha de 8 anos recusava suas visitas porque temia ferir os sentimentos da mãe, que fazia campanha aberta contra o pai – caso claro de Síndrome de alienação parental). Ele bufava, esbravejava, andava de um lado para o outro… e eu não sabia mais o que fazer para colocá-lo sentado na cadeira. Nesse momento, a mãe, com certo desdém, se virou para a Magistrada e disse que era justamente por esse tipo de comportamento que ele não merecia ter direitos de visita. A Juíza, em verdadeiro estilo “momento de sabedoria” – que não transpareceu como um discurso pronto, mas como reação natural ao que estava sendo discutido naquele momento – virou-se e disse: “Sua filha tem direito a conviver com o pai que ela tem, com seus erros e acertos, bravo, ranzinza e cabeça dura. Ela não tem outro e precisa dele. Pai não vem em tamanho único.” A partir daí ficou muito claro para todos qual seria o desfecho da ação. As testemunhas foram dispensadas e o acordo foi feito.

A idéia central deste exemplo é que o que conta não é necessariamente a personalidade do pai, mas sua atitude para com os filhos.

É claro que é preciso bom senso. Uma pessoa de comprovada índole violenta, por exemplo, só pode ganhar tal reputação porque age de acordo com o que prega. E isso pode colocar o filho em risco. Há alguns anos atuei na defesa de uma mãe que tinha um ex-marido violento. Ela pensou que nada iria acontecer à criança, até que um belo dia o machão desferiu um tapa na cara de seu filho de 2 anos e meio, deixando seu dedo indicador impresso na bochecha do menino. É preciso saber separar o joio do trigo.

Quando o pai perde o direito de visita – revogação do Direito de Visitas

Esse artigo foi escrito pensando na situação dos papais, mas é claro que os mesmos termos se aplicam às mamães quando estiverem em situação idêntica. O mais comum em nossa cultura, entretanto, é que a mãe esteja na posição de deter a guarda (ou ao menos a residência fixa na guarda compartilhada), e o pai com os direitos de visitas. Muitas vezes a situação vivida pelo casal se deteriora a tal ponto que a convivência com os filhos é o primeiro aspecto a sofrer as consequências. Como advogado de família recebo com certa frequência mensagens de mães muito apreensivas, narrando situações terríveis do relacionamento e solicitando orientação. Não raro a pergunta aparece: “Doutor, como fazer para o pai perder o direito de ver o filho?” A resposta é uma só: “Você não pode fazer nada. Quem faz é o próprio pai da criança”. Vamos à explicação.

Nossos Tribunais entendem que a restrição ao direito de visita do pai aos filhos só deve ser concedida diante de prova concreta de motivos que possam prejudicar o crescimento psicológico e afetivo da criança. Esses motivos, entre outros, são os seguintes:

  • Históricos de abuso sexual da criança – Trata-se de fator que evidentemente faz disparar todos os alarmes dos profissionais envolvidos na causa. A última coisa que se quer é transformar o menor em vítima de um predador sexual.
  • Abusos psicológicos – é algo que deve ser levado muito a sério, pois acarreta cicatrizes que muitas vezes não podem ser apagadas.
  • Transtorno psíquicos – especialmente os que acarretam reações violentas ou de alguma forma nocivas à criança.
  • Uso de drogas e álcool em excesso – em situações específicas, não só pelo risco de exposição à substância em si, mas também em função da diminuição das condições do genitor em atender às necessidades básicas do menor, especialmente as relativas à segurança.
  • Qualquer situação que signifique exposição da criança a situações de risco físico, moral ou psicológico.

A mãe, no fim das contas, não pode tomar qualquer atitude positiva para fazer com que o pai possa perder seu direito de visitas. Quem se coloca nessa situação é o próprio pai em função de seu comportamento inadequado. À mãe resta apenas REAGIR aos atos do pai para evitar maiores prejuízos à criança. Isso se faz pela denúncia às autoridades (inclusive com o auxílio de um advogado criminalista), colheita de elementos de provas e luta no processo judicial em que se discutem as visitas.

Pai drogado tem direito de ver o filho?

Essa é outra pergunta comum de pais e de mães em relação à perda do direito de visita. Para respondê-la é preciso ter em mente que há um espectro muito grande de situações envolvendo o consumo de drogas, mas que não podem ser tratados como uma coisa só. Apesar de já termos apontado acima que essa situação pode levar à restrição ou suspensão de visitas (ou mesmo da guarda!), é importante tecermos algumas linhas sobre o tema.

A resposta está em determinar se as consequências acarretadas pelo consumo de drogas extrapola a vida pessoal do pai, acarretando risco à criança. Isso tem a ver, entre outras coisas, com quantidade (se é um vício de consumo pesado ou uma situação esporádica), com o tipo de substância (cannabis é menos nociva do que crack, por exemplo), e com a o tipo de situação social em que ela é consumida pelo pai ou mãe da criança. Se o genitor manipular tais substâncias em momento inadequado ou mesmo se estiver sobre o efeito de drogas durante o convívio com o menor, o risco é mais do que evidente. Cada situação será analisada de forma objetiva, mas o grau de subjetividade é grande, já que depende do ponto de vista do Magistrado que julga o caso.

Retomada das visitas

Dependendo da situação encontrada, é possível que haja uma retomada gradual do convívio, mas apenas se a razão pela qual a visita foi suspensa desaparece. Para os casos em que não há solução imediata, a restrição ou suspensão permanecerá até futura análise.

Espero com isso ter respondido às dúvidas mais comuns sobre o tema da perda ou suspensão do direito de visitas dos pais. Havendo dúvidas, fique à vontade para fazer suas perguntas e comentários.

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO BLOG REZENDE ADVOGADOS

Mario SolimeneAuthor posts

Avatar for Mario Solimene

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP - Largo de São Francisco), turma de 1994, com especialização em Direito Privado e Processo Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo, sob o número 136.987. Pós graduado (Pg.Dip.) e Mestre (MMus) pela University of Manchester e Royal Northern College of Music, Reino Unido (2003-2006). Curso de Extensão em Direitos Humanos Internacionais sob supervisão de Laurence Helfer, J.D, Coursera, School of Law, Duke University, EUA (2015). Inscrito como colaborador da entidade Lawyers Without Borders (Advogados Sem Fronteiras) e membro da International Society of Family Law (Sociedade Internacional de Direito de Família). Tomou parte em projetos internacionais pela defesa da cidadania e Direitos Humanos na Inglaterra, Alemanha, Israel e Territórios da Palestina. Fluente em Inglês, Espanhol, Italiano e Alemão.

56 Comentários

  • Minha filha não quer impedir o pai de ver minha neta ela não quer que ameniza conviva onde ele mora que é com os pais dele pois o avô paterno bebê tido dia e nos finais desencana são os avós paternos que bebem demasiado além de não oferecer condições adequadas para uma criança de menos de dois anos. A casa dos avós paternos onde o pai reside só tem dois quartos o quaró dos avós e o do pai, não oferecendo portanto,nenhum conforto para s menor que ainda é bebê. As condições financeiras e de conforto não oferece ambiente adequado a uma criança de menos de dois anos.

  • Boa tarde, O pai do meu filho pega ele a cada 15 dias como foi determinado, teve algumas vezes que ficou mais de 1 mês sem pegar o filho, mas até ai tudo bem como sei que ele não é obrigado a pegar a criança. Porém em todas as vezes que ele pega o meu filho ele e a mulher dele acaba sempre xingando eu para o eu para meu filho, toda vez meu filho volta falando algo que o pai dele me xingou, vou dar alguns exemplos: a mulher ja falou ao meu filo que sou vaca, puta, vagabunda e até a irma dele xingou dizendo ao meu filho que era biscate, todas as vezes eu tento conversar com o pai do meu filho sobre essas coisas mas sempre ele manda eu cuidar da minha vida. A ultima vez que meu filho ficou com ele, ele mandou um uber entregar meu filho olha a irresponsabilidade do pai , colocando uma criança de 7 anos dentro de um uber sozinho e quando perguntei ao meu filho ele disse que er um uber pq o pai dele não queria ver minha cara pode uma coisa dessa? Como procedo nesse caso, já que todas as vezes tbm que ele tem que buscar o filho na minha casa e devolver é uma guerra pq ele não quer ir pegar na minha casa. Tenha alguma atitude que posso tomar nesse caso?

  • Bom dia meu nome fernanda meu ex marido junto madrastra da mibha filha ganhou guarda minha filha do estado so genitora e a madrastra minha filha estava em um abrigo por ser rapitada decidiu morar com pai e a madrastra eueles ficam fazendo opressao para eu pagar pensao da minha filha

  • Boa noite. Pode me esclarecer uma dúvida? O meu esposo tem grande dificuldades de passar uns dias com os filhos de 13 e 2 anos. Já entramos com o pedido de regulamentação de guarda e antes disso sempe tive contato e pegava quando era conveniente pra ela hoje 16 de agosto de 2020 estou com meu filho peguei ele no sábado de manhã e disse que levaria na segunda. Ela está me amassando que vai vir com a polícia buscar sendo que eu disse o tempo todo que levaria o menino. A mesma não tem a guarda sendo assim eu estar com meu filho até segunda me prejudica em alguma coisa?

  • O pai da minha filha não fica com ela, quem fica são os avós, eles quem levam ela o fim de semana e cuidam dela pois ele é usuário de droga, cocaína, e de ums dias para cá eles (os avós) vêem me ameaçando de que irão me sacar a gurda dela, por eu deixar ela ir apenas os fins de semana para ficar com eles e eles querem mais dias, tipo 4, 5 ou uma semana… Os fins de que ela vai pra la são 3 dias e são todos fins de semana… Não passa um comigo. E também me proibem de poder sair da cidade onde moro com a minha filha, a mesma que eles tambem moram.. Dizem que devo ficar aqui, e não ir morar em outro estado ou algo do estilo porque irão me acusar de secuestro da minha própria filha e que irão me sacar a guarda dela ou que se eu for devo deixá-la com eles… Mas ja disse que se eu for ela não vai deixar de vir vê-los, que se for assim ela pode vir passar férias com eles e pode sempre ficar em contato com eles ou eles poderiam ir de viagem para buscá-la e ficar sempre em contato, pois não quero que ela perca contato com eles, mas mesmo assim continua a mesma situação com ameaças e estou sem saber como devo levar esta situação… Por favor, me diga o que posso fazer.

  • Boa tarde ,meu filho ficou endividado, sofrendo ameaça, precisou mudar de cidade.Nao é dívida de droga.Hoje ele está morando em outro estado. Fui tentar continuar o convívio com a minha Neta,pede a mãe pra ir na padaria com a minha neta ,seguir o mesmo costume que o praticava Convivendo com a filha.Ela me disse que não, se quisesse ver minha neta teria que ser na casa dela.Minha neta adora minha casa.Mais a mae disse tbm que a minha neta está Conhecendo outro pai.Essa situação está me machucando muito.No final do ano vou passar o Natal é ano Novo onde Meu filho está. Posso entrar com um pedido judicial pra levar minha Neta?Será que consigo um resultado favorável.

  • boa tarde dr Mario meu convívio com meu foi seciado pela mãe e por uma juíza. me descontrolei em corregir meu filho de 7 anos por se recusar em estudar por 2 semana, bati com chinelo nas nádegas ai a mãe deu queixa e fizeram uma medida protetiva contra mim e já estou a 3 meses sem ter contato com meu filho e isto foi muito mais agressivo que minha repreensão. estamos em sofrimento meu filho e eu. me de um caminho a seguir pra vencer esta restrição por favor.

  • Separei tenho 2 folhas construímos um imóvel que pela justiça eu tenho direito de ficar com a chave até a maior idade das minhas filhas foi combinado que o pai entrgar a chave até agora nada ele ameaça que só entrega qundo puder levar minha filha de 2 meses para ficar o dia com ele mim ajudem por favor já não sei o que fazer.

  • Meu ex faz promessas. Dessa última vez disse que se eu deixar ele vai levar o filho para Disney… que compra passagem hoje mesmo. Sendo que nem tem visto. Oferece DINHEIRO e até disse que vai abrir uma conta para meu filho e encher de dinheiro. Só Deus na minha vida. Meu filho chega pulando de alegria por uma coisa que já sei que não vai acontecer. Meu filho acabara de completar 11 anos.

  • O genitor soube da minha gestação desde 0 10º dia(tenho vídeo que prova isso) e mentiu para o pai que não tínhamos engravidado. Como eu tinha contato mais próximo com a mãe dele, acabei dizendo à ela, pessoalmente. A mesma pediu ao filho que contasse ao pai, o que só ocorreu 2 anos depois. Entretanto, desde a gestação e após ao nascimento, até os 2 anos e meio do meu bebê mantive-me próxima da mãe e do padrasto, de modo que permitia que meu bebê frequentasse a casa da mãe do genitor, sem a minha presença, para que ele pudesse ver a criança. Mesmo, não tendo registrado o meu bebê. Quando ele completou 2 anos e meio, o genitor, que não morava com a mãe, num dia em que permiti, novamente, o meu bebê ficar na casa dela, para que ela, o padrasto e o genitor pudessem vê-lo, tentou raptar o bebê, para que o pai dele pudesse conhecê-lo, pois, finalmente, ele soube que era “avô”. Naquele instante, como a mãe dele havia ficado, como tantas outras vezes, com o meu bebê, sob confiança de cuidar e zelar por ele, naquelas horas em que ficava na casa dela, não permitiu que o levasse para a casa do pai dele, sem meu consentimento. Não satisfeito, o genitor tentou, por diversas vezes, arrancar, literalmente, o meu bebê, do colo da “avó”, para levá-lo ao “avô”. Ela trancou-se no banheiro e começou a gritar por socorro. O genitor sentiu-se ameaçado e foi embora. Após isso, por diversas vezes, ele tentou contato e, pensando na necessidade de vínculo familiar, que ao longo do crescimento do meu bebê existiria, devido às imposições da sociedade, acabei cedendo e recebi o pai do genitor e sua atual esposa, assim como o genitor, em minha residência. Conversamos longamente e aceitei o convite de passar uns dias na casa do pai dele, para que todos pudéssemos conviver como família. Mais uma vez destratou-me em frente a todos, incluindo meu filho. Após isso, decidi afastar-me, em definitivo. Disse a ele que deveria procurar a justiça, para requerer reconhecimento de paternidade e assumir os direitos e deveres. Nunca procurou por nada… Quais são suas considerações a respeito?

  • Meu caso é mais complicado, o pai do meu filho pega ele de 15 em 15 dias, nunca fiz nenhuma objeção, porém nesse último ano houveram situações que me levaram a impedir as visitas, primeiro ele bebeu todas na Páscoa, não trouxe meu filho no horário marcado, e não me atendia nem respondia, desci até a casa pra buscar meu filho, e o pai estava literalmente “ desmaiado “ dê bebado… chamei ele nós conversamos e eu pedi que isso não tornasse a se repetir, ele disse que era Páscoa e por isso ele bebeu bastante… e disse que não mais faria isso enquanto estivesse com a criança… ok ele continuou pegando o João…. depois agora no final de agosto a madrasta do meu filho me ligou e disse pra mim buscar a criança com urgência pq viriam os traficantes para levar o meu filho em 10 min. Eu como mãe fui imediatamente, e então me deparei com a madrasta escondendo meu filho atrás de uma construção ao lado da casa, meu filho me relatou depois que ela puxou o cabelo dele, e que isso doeu, o pai do meu filho estava escondido lá atrás e em nenhum momento apareceu para defender a criança,a madrasta falou horrores pro meu filho, inventou até um possível pai pra ele que eu nem conheço… aí eu não quiz mais que o João fosse lá, mas ainda assim o pai veio e levou a criança… eu não aceitei mais que ele pernoitasse não casa do pai, mas confiei que o pai não iria beber, e protegeria meu filho, certo, ontem à noite ele não trouxe pra casa, liguei um monte não me atendeu, então desci até a casa dele, ele estava completamente bebado , sem condições pra absolutamente nada, ainda me chingou me chamando de ridícula… etc… tenho testemunhas e não permitirei mais que meu filho vá até a casa do pai

  • Boa noite!Me chamo Simone gostaria de saber o que devo fazer na situação em que ama e da minha neta nao quer deixar ela vir na minha casa pois tenho direito por Juiz em pegar ela uma vez por mês pois tive que entrar na justiça para isso acontecer o juiz me deu esse direito e eu fui instruída caso ela não deixe eu pegar minha neta em com o documento que tenho a uma delegacia lá eles enviaria uma viatura comigo até a casa dela e a mesma teria que deixar minha neta vir comigo moro em São Paulo e ela em Indaiatuba não fiz isso acho muito desagradável principalmente para minha neta Ela tem seis anos chora para vir comigo Meu filho esta dois meses atrasado com a pensao esta desempregado é casado tem mais três filho agora a mãe da minha neta nao quer deixar ela vir o que eu faço por favor

  • Oi boa noite queria saber se tem como eu entrar com pedido pro pai não ver mais os filhos por que ele não vem ver não liga não os procura minha menina e autista ela pergunta sempre dele não aguento ver ela sofrer por ele e meu outro filhos não consegue chamar ele de pai e tem três aninhos não aguento mais ligar pra ele implorar pra ele ao menos ligar pra falar com eles tem como eu pedir pro juiz não deixar ele ver mais muito obrigada

  • Boa noite, o pai do meu filho deveria pegá-lo a cada 15 dias,. Um feriado seria dele outro meu e 15 dias das férias. Mas ele nunca vem pegar aos fins de semana que é dele, os feriados ele pega quando lhe convém e nas férias não quer cumprir os 15 dias, ele quer ficar o mês todo argumentando o fato de não pegar sempre. Mas sei que ele está descumprindo a lei só não sei como agir pois tenho medo das reações e do resultado de tudo.

  • Nao quero impedir visitas mas sim que ele leve a criança pra fora das minhas vistas ou de qualquer outra pessoas pois tem comportamentos fora do normal e impulsivo e se acha o policial em perseguição a bandidos e causando situações de riscos a minha filha no caso no carro …quero só que ele não leve minha filha mas tenha visitas assistidas

  • Tenho uma filha de 1 ano e 9 meses, porém minha situaçao com a Mae dela, está totalmente complicada, nessa fase de separaçao. Pois ja tentei de tudo para que possamos chegar em um acordo e nada. Quando eu vou pegar ela, pra passar 1 final de semana comigo ela quer vim junto, nao me dando a privacidade de eu ser pai. invade totalmente minha casa, por morar em comunidade nao tenho como eu chamar os policiais para nao acontecer uma futura repressao dos traficantes devido a ocorrencia de ter chamado ” os policias para intervir na açao dela dentro da minha casa “. Nao temos nenhuma forma de acordo, ja pensei eu mesmo em me jogar na justiça, para que assim eu ter um direito de ser pai. Eu amo minha filha de tal forma que voces que que sao pai e mae pode entender, nao tomo atitudes mais drastica para que assim ela nao presencie uma confusao generalizada. Gostaria de saber se tem alguma forma para que eu possa ter direitos sobre minha filha . Nunca jamais deixei de cumprir meus deveres sobre ela, frutas, roupas, comida que ela necessita sou eu que compro. QUERO LEVAR ELA PRO PARQUINHO, QUERO VIAJAR COM ELA , QUERO MOMENTOS SOMENTE NOSSOS.

    • Nossa, quantas mães sofredoras e quantos pais irresponsáveis… Fui traído obrigado a pagar pensão, retirar minhas filhas a cada 15 dias com 3 anos e outra com 5 meses porque a mãe precisava ir pra jogo de futebol e curtir seus finais de semana com amigos, namorado e outros.. minhas filhas sofrem uma separação precoce, com muita desonra à família e mãe claro, vive postando foto das meninas dizendo que ama, mas que até já pediu para pegar elas de vez para morar comigo, só não peguei porque moro numa favela não tenho como cuidar delas atualmente. Engraçado que toda essa destruição causada na minha família foi por parte da minha ex. Mas fique tranquilo! Que os direitos dela está guardado e intacto. Lamento a lei que temos sobre pensão e guarda no Brasil, uma verdadeira vergonha, o que tem de montão são mães que usam os filhos para fazer renda extra com pensão alimentícia e crescer na vida, pois há muitos como eu que foram sacaneados e lhes restaram sair de casa com algumas caixas de roupas e objetivos pessoais e tem que reconhecer a vida do zero, porque o fogão, geladeira, cama que foram conquistados com sacrifício de ambos ficará para ela. No meu ponto de vista uma pessoa que destrói a vida do outro dentro de um relacionamento deveria ser punido, pois quando cansamos fazemos juramentos e depois só o pai que é errado.. conheço essa história…

  • Meu filho ta sofrendo maus tratos na casa do pai, ele vem machucado, sujo, e até lesionado. Ja comentei com o advogado e nada dessas visitas parar, meu filho não se importa com os maus tratos porque na casa do pai tem visinhos que tem crianças e ele adora crianças. Enfim, os maus tratos estão piorando a cada fim de semana. Como faço para parar essas visitas, antes que meu filho venha a obito?

  • OLA, MIHA ESPOSA, AGORA EX,ELA VIAJOU DE FERIAS COM MINHA FILHA QUE TINHA 8 ANOS ELA E AUTISTA ,SO QUE NAO VOLTOU MAIS PARA NOSSA CASA ,ENTÃO EU VIM ATRAS DELAS,SO QUE MESES ATRÁS ME DESINTENDIR COM O IRMÃO DELA QUE TEM 18anos; AI ELA PRESTOU QUEIX DEMMIM ,ALEGANDO QUE BATI NELA,AGORA ESTOU COM MEDIDA PROTETIVA ,COM ISSO FAZ DOIS MESES QUE ELA NAO DEIXA EUVVER E NEM FALAR COM MINHA FILHA ,COM ISSO ELA TIROU MINHA FILHA DO TRAMENTO,E DA ESCOLA PARTICULAR ,AGORA PARA IR AO TRABALHO ,DEIXA MINHA FILHA SO COMO TIO DE 18 ANOS SOAS VEZES ATÉ A NOITE ,EU TEMO,POIS A MAIORIA DOS ESTUPROS ACONTECE EM FAMILIA,JA NAO SEI O QUE FAZER ,LOGO EU,QUE NUNCA PASSEI UMA NOITE FORA ,NUNCA TRAI M MINHA EX COMEDO QUE ELA DESCOBRISSE E ME SSEPARASSE DA MINHA FILHA,HOJE MINHA FILHA VIVE EM CASA SEM COONFORTO,SEM SAIR PQ A MAE TRABALHA DE DOMINGO A DOMINGO ,ERA EU QUE LEVAVA ELA PRA SE DIVERTIR ,AGORA ,MINHA VIDA TA PERDENDO OC SENTIDO .

  • O pai do meu filho nao aparece ha 2 meses. Nao liga, nem manda mensagem… nada! Ele sabe onde moro e sabe o numero do meu celular. Ha 2 meses tbm nao manda pensão… da ultima visita ele estava com pensao atrasada mas nao toquei no assunto “pensao”. So lembrei a ele que aquele dia era o dia combinado de pegar o filho. O mesmo recebeu comissao naquele mesmo dia, pegou o menino apos o trabalho e tbm entregou o menino no dia seguinte as 10.30h e não as 16h como combinado. De la pra ca nao tem dado noticia, nem pensao e nem parece estar preocupado com o filho ja que nem uma msg ele manda pra perguntar se esta tudo bem. Meu receio é que meu filho pergunta pelo pai, pede pra ve-lo mas nao sei o que fazer. Tenho receio de ele aparecer, fazer uma média e sumir outra vez.

  • Isso é um absurdo, a própria criança deveria ter o direito de opinar, se quer ou não.. quer dizer que só pode afastar o reprodutor (porque quem larga não é pai) quando acontecer alguma coisa grave, algo pior e traumático, ou até a morte da criança como vemos acontecar muito por aí ???????? Que injustiça é essa ?????????

  • Olá tenho a guarda de minhas filhas mas a mãe e suas outras filhas inventaram que eu tinha abusado de uma delas. Só pique ela não queria pagar a pensão sendo que minhas filha vieram pra mim porque estavam sendo maltratadas . Hoje passo por minha filhas elas chegam a chorar por minha causa quando não são judiadas pela mãe e irmãos e parentes da mesma faz em agosto 4 anos que não chego perto delas no fim o dano emocional está sendo do lado de minhas filhas e meu também pois cuidava com muito amor elas como na cidade que moro a lei e totalmente diferente do resto do país Chega a sofrer ameaça de morte do Conselho tutelar daqui na época. Mas mesmo com o processo que ela inventou foi arquivado por falta de prova mesmo assim nunca mais vi minha filhas e vejo elas de longe e mau tratadas a justiça e porca pai se for negro como disse as conselheira tutelares ,ele aí é ladrão traficante ou tarado . Mas tem pai aqui que sobem na bicicleta e poem os filhos correrem atrás. Mas eu que tenho a guarda tenho que ver minhas filhas sendo judiadas e não consigo fazer nada dependo da defensoria pública

  • Minha filha tem 2 anos, o pai dela quer pegar ela nos finais de semana, mas o pai dele bebe o fim de semana inteiro e já presenciei de ele beber e sair quebrando as coisas gritando agressivo e como que vou deixar minha filha passar o fim de semana numa casa assim?

  • O pai do meu filho quer que eu permita que ele o leve pra casa dele porém eu tenho provas que ele se envolve com serviços que envolve crimes na comunidade que ele mora como.mototaxi..Pode ter o direito de impedir que ele o leve pra casa dele?Nao proibo de ver o filho mas quero que o leve.

  • Boa tarde sou separada a 4 anos. tenho 2 filhos uma menina de 16 anos e um menino de 7 anos.o meu filho e autista,e o pai deles e alcoolatra bebe todos os dias,e o pai dos meus filhos já surtou 2 vezes ou mas e eu tenho medo de deixar meus filhos com ele.meu advogado entrou com a revisão de visitas.vai ter audiencia e estou preocupada o que vai acontecer.eu só tenho medo de deixar meus filhos sozinho com o pai deles.do pai vim aqui em casa ver os filhos nâo tem problemas,mas com uma condisão pode vim na minha casa sem esta embriagado.estou preocupada

  • Meu filho de 2 anos é meio, estar sofrendo alienação parenteral. Qdo pai vem entregar o meu filho. O menino chora sem motivos. Pego ele no colo e ele para. Só que está alienação estar vindo de pessoas que Tb bao são da família dele. Estar vindo de todos. Querem fazer eu perder a guarda.

  • oi boa tarde !! eu gostaria de saber se posso deixar meu filho de 13 anos ir ver o pai pois antes eu tinha alguem para levar e buscar agora nao tenho mais e eu tenho a madida protetiva ,eu posso ficar na distancia permitida e deixar ele ir pois ele quer continuar indo ver o pai.Obrigada pela atenção

  • Bandido tem direito a visita ao perdão judicial não ouve crime com base em suposies destuiram meu filho não sou viciado minha ficha e limpa não tinha ninguém das partes interesada na audiência o juiz a promotora que fizeram a destituicao isso e deshumano tudo o que faço e procura ajuda escrevi a vários órgãos porque será que adulto inocente preço tem direito a ajuda e família injustisado e criança não pesoa Mata e solto depende o caso tem até o perdão judicial não matei não robei não foi provado nada e mesmo assim o júri tá no abrigo o que fazer numa situação assim que a gente não fez crime e forjaram coisa que nunca aconteceu pra a criança só procuro justiça nada além nada mais .usam do cargo diz fazer justiça mas só faz injustica filho de traficante ele devolve e minha família ninguém e viciado ou bandido ele esiste em segura o guri no abrigo esse mesmo juiz tiro meu sobrinho apenas pelo fato que a mãe esquentava leite no microondas e avó no fogão e abuso em sima de abuso treze polícia três carro pra leva criança de 11 mês atrás de quadrilha não vai tanta polícia e a secretária da promotora falou que tão de complo contra família e pra que isso nunca ninguém foi preso tem renda tem tendência não tem envolvimento com drogas bandidos.pra que isso.

  • Meu filho separou a mulher saiu da casa foi morar em outro lugar porquê queria morar no centro,no começo estava tudo certo meu filho pegava às crianças um fim de semana sim outro ela.isso durou um ano depois meu filho voltou para casa dele ela resolveu voltar com outro homem para morar na casa de novo não possuía fundos para manter um aluguel de 3000 reais.agora faz 5 meses que ela não deixa às crianças ir na casa do pai e nem dos avós paternos onde as crianças foram bem dizer criadas.queria saber se ela tem direito de fazer isso.meu filho trabalhador honesto.ela é uma conselheira tutelar será que ela pode usar este poder para agir assim.

  • Meu ex saiu de casa . E fez isso pelomenos umas dez vezes. Tenho direito de entrar com processo por danos morais? Tenho im filho com 19 que estuda ele tem direito a pensão dr?

  • Sou dependente químico de uso de cocaina esporadicamente e faço tratamento com sucesso no caps, minha ex mulher mora na casa ao lado da minha e se recusa a deixar a minha filha ter acesso a mim, alem disso a criança que tem 11 anos fica sozinha em casa durante todo o período em que a mae sai pra trabalhar mesmo tendo eu como pai ao lado, nunca fui agressivo, nem violento em qualquer modo junto a criança, e me é cerceado o direito de visita e permanência da criança em minha casa, fiz melhoras na casa delas, banheiro, cozinha aumentei, ela nao paga contas de luz nem água, o que faço? Estou entrando em depressão novamente, e isso pode piorar o que levei muito tempo para construir… recentemente sai da clínica de reabilitação após 6 mesese estando ” limpo” no momento… ..como proceder sem que aja litígio, que sera prejudicial a criança?

  • Tenho uma filha de 14 anos e não quer ver o pai ela e abrigado a vê-lo se não quiser. devido a convivência ela não quer vê-lo . Também gostaria de saber se tenho que passar o endereço para ele

  • QUANDO A DECISÃO DO PAI DE NÃO PEGAR MAIS A CRIANÇA , não porque ele não quer mais , mas para proteger a criança de consequências psicológicas em função da dificuldade em pega- ló nos dias determinados pela justiça , o que está dificultando: , decisões judiciais impostas sem investigação e certeza , Se programar para o final de semana ficar com a criança , sem ter certeza …. Impedimento da mãe em dar a criança no dia determinado.. Os finais de semana se resumem aos BOs e delegacias … Cansei dessa dinâmica miserável, sem apoio do EXECUTIVO . A mãe sumir com a criança nos finais semana do pai … Bom …. Milhares de motivos … COMO

  • O pai dos meus filhos e ausente nunca procuro saber como estão coloquei ele na justiça agora ele alega q proíbo ele de ver os filhos oq devo fazer

  • Boa noite dr! Tenho dois filhos do mesmo pai, Minha filha foi violentada pelo amigo do pai enquanto estava na responsabilidade dele, nisso veio desencadeando vários traumas na minha filha estou fazendo tratamentos com psicólogo mas o que mais fez ela sofrer foi o pai ter assumido perante a nós que ele sabia do que estava acontecendo com Ela e não tomou nenhuma atitude por ser “amigo ” desde o momento que eu soube já entrei com o Conselho tutelar é com a delegacia pra abrir um b.o contra o rapaz mas o pai estar depondo contra a própria filha dizendo que é invensao ele estar criando vários problemas e com isso minha menina estar com mágoas contra o pai. Nesse ponto de vista ainda posso permitir que meus filhos passem fim de semana com o pai porque nenhum dos dois querem ir e eu em posição de mãe fico com as mãos atadas, porque ele não merece os filhos que tem e ele tenta fazer a cabeça dos meninos para ir com ele e já tô sem chão pra falar a verdade. Meus filhos são obrigados a ir para casa do pai eles não querendo?

  • Boa tarde. Estou precisando muito de uma ajuda. O pai do meu está com ordem do trabalho para ir buscar o menino ele tem 2 anos e está mum infantário. Ele pode chegar atrasado a vezita?? Por favor me responda estou de coração partido. Um bem haja e muito obrigado.

  • Olá. Neu nome é Ana tenho um filho de 10 anos com problemas psicológicos causados pelo abandono do pai. Ele faz acompanhamento com psicólogo. Sempre tive um acordo de boca com o pai dele. Ele manda o dinheiro do menino certo. Mas fica até três meses sem ver o menino. Gostaria de saber quais as ações piderei entrar na justiça. Obrigada.

  • Sou separada há 4 anos e minha filha tem 7 anos….faz 8 anos em outubro….o pai tem o direito de visitas a cada 15 dias de sábado ao meio dia até domingo fim da tarde só que faz um mês que minha filha chora que não quer mais ficar sábado e domingo ela gostaria de ficar só sábado ou só domingo………já chegou a chorar desfazer as bolsas……já conversei com o pai mais com ele não há diálogo…..ele diz que ela adora ficar lá….e ela alega que o pai só dorme…..de várias coisas que a madrasta não gosta dela…….o que devo fazer ? E ela sente muito medo do pai …..me conta as coisas mais me pede pra não contar ao pai pq o pai vai brigar

  • Boa noite! Minha filha tem 17 anos e vai para a casa do pai cada 15 dias, porém ja fazem alguns meses que ele nao vem busca-la e pede para ela ir de UBER sozinha, sendo que ele mora m outra Cidade que fica há cerca de 40km de distância. Já proibi ela de ir de uber mais ele insiste, posso proibir as visitas?

  • Sou separada a mais de 1 ano tenho um filho especial de 9 ano pois bem me separei depois de 10 anos de casada tenho 4 boletim de ocorrencia contra ele por agrecao ate preso ele ja foi por isso ele tbm usa drogas atualmente a mae dele q ele vive dopa ele com remedio pra evita q ele saia pra usar droga meus filhos cansarao de precensia as agrecoes dele contra mim e ele usando droga meu filho mesmo ja passo por maus tratos quando agente morava junto dele fica chamando o garoto de um monte de coisa ele mesmo nao resolve nada pois ta sempre dopado eh a mae dele q vive pertubando fala q meus filhos passao fome sendo q eu com ajuda da minha mae q sustendo meus filhos pois ele nunca chego junto meu filho vai em medicos diretos e ele nunca foi e a mae dele fico com meu filho um tempo assim q me separei pra me organiza finaceramente e nunca levo ele nos medicos nao so acho como tenho certeza q o dezejo deles de esta com meu filho hj eh pq ele recebe um beneficio do governo pois antes ela nao gostava nem de fica com ele pq dizia q ele dava trabalho por ter q troca fralda sera q se ela ou ele entra na justica com direio de ver meu filhos consigo em juiz nega esse direito pq ela tem o abito de fica falando mal de mim pro meu filho

  • Minha filha atualmente este com outro companheiro, sendo que ele é uma pessoa maravilhosa, ela tem uma filha de 2 meses de outro relacionamento, só que o antigo relacionamento dela disse pra ela que ele não quer que o atual pegue a criança nem no colo, só que o atual é uma pessoa que trata a menina como se fosse filha dele, com muito carinho e respeito, o anterior pode proibir isso, obrigado

  • Bom dia, meu filho tem quase 2 anos, eu nunca tive nada com pai dele, engravidei sem planejar, mau conhcecia ele, e nunca tive a intensão de ter algum relacionamento com ele, enfim, durante a gestação ele nao me ajudou em nada, eu estava numa outra cidade sozinha, pagava aluguel, ele se negou a me ajudar, por que ele queria casar, queria que eu ficasee com ele, eu nao quis, e por pirraça ele nao me ajudou, no 5° mes de gestação, eu bloqueei ele, e só fui comunicar quando meu filho nasceu, registrei sozinha, depois teve audiencia para reconhecimento de paternidade e acirdo de valor de pensão alimentícia, nos primeiros meses de vida ele vinha ate onde eu mirava ver meu filho, depois ficou 7 meses sem aparecer, ate que 5 meses atras ele tentou se suicidar, ficou internado numa clinica psiquiatra 1 mes em tratamento, com esse acontecido eu nao tenho confianca em deixar mei filho com ele, meu filho e minha razao de viver, e o pai dele vive me atribulando por que quer levar meu filho? Meu filho ai da nao fala, eu sou quem entende tudo o que ele quer, meu filho nao tem afinidade com pai dele, nem ve ele como pai, meu filho tem como figura paterna o avô( que e meu pai) ele ameaça levar a todo custo alega que e direito dele, eu nao sinto confiança, zelo pela proteção do meu filho, o pai dele nao tem condicoes psicológica para estar e cuudar de uma criança, mas ele nao se poem no lugar do meu filho, só pensa que tenque levar a todo custo,, quer forçar, e eu só vou me sentir segura e confiante quando meu filho dizer : Mae eu quero ir na cada do meu pai Assim nessaa condicoes, ele ainda nao fala, nao tem afinidade com o pai, o que devo fazer???

  • O pai dos meus filhos pegou eles no fim de semana determinado, juntamente com a sua atual esposa. Ocorre que levaram as crianças para um balneário junto com outros amigos (do pai) e passaram o dia neste local fazendo uso de muita bebida… No horário em que dirigiram em torno de 70 km para trazer as crianças, estavam completamente embriagados e sem condições para dirigir. As crianças chegaram em casa e relataram muito medo no trajeto…. Como devo agir?

  • Cada situação aqui, meu Deus. a minha é a seguinte. O pai da minha filha ficou 1 ano sem pegar ela sendo que ele exigiu guarda compartilhada na separação, ficou isso então regulamentado com dias de visitas pois amigavelmente nao tinha acordo entre nós pois ele queria ditar os dias que ele ficaria sendo que eu precisava de algo certo pois pagava baba pra ficar com a filha. Logo em seguida ele já foi embora do estado e começou a ver ela muito pouco mau pagava a pensão e eu ainda tive que pagar a baba bem mais, pois tinha que ficar mais tempo com a criança. Ficava só prometendo em pegar ela nas férias e nao cumpria. Nao ligava pra fala quase nunca e quando ligava era iniciativa dela que sentia saudade do pai. Ai eu perguntava a ele se podia falar com ela, nesse meio tempo cobrei muito que ele fosse presente na vida da menina, pois então ele falou que estava trabalhando pra dar um “futuro melhor” pra ela. Agr depois de 1 nao sem ver fisicamente ele veio pegar pra passar as férias, me propôs que deixasse ela morar com ele que lá ela teria um futuro. ligo pra falar com minha filha ela mau fala comigo esta sendo mau educada, e parece nao dar a mínima para mim. Bem diferente de quando ela ligava pra falar com o pai ela ficava toda feliz e empolgada. Ai perguntei a ele o que esta acontecendo ele disse que ela esta triste pois tem que volta pra casa que ela sente saudade de mim mas que esta muito bom lá e e tal. Exatamente essas foram as palavras dele. Eu respondi a ele que um dos motivos que ela nao vai ficar, pois e a influencia que ela sofre, e a falta de reconhecimento de quem passou trabalho com ela sozinha. e comentei ele estar errado em ter falado pra ele a que ela poderia ficar lá agora eu disse que não estou saindo por ruim. Ele disse nao ter falado nada e nao sabe porque ela esta agindo assim. o que faço será que devo levar minha filha a um psicólogo para saber o que há. pois mesmo depois de tanto tempo ela prefere o pai do que a mim que sempre ficou do lado dela e cuidou. Ela tem 6 anos, e claro eu nao permiti que ficasse. Só deixaria quando ela tiver maior e mais consciência.

  • Bom dia…Estou separada a mais de 8 meses desde quando ele saiu dizendo busca um suco e não volto mais e até então o pai do meu filho não procuro nem saber dele,como estava nenhuma mensagem.Agora surgiu do nada querendo fala com meu filho,fazer chá de vídeo dizendo ter o direito dele de pai…Sim não posso negar o direto dele…Mais e quando a criança se recusa a fala com ele,chega chora e com isso ele diz ser minha culpa e me acusa de está fazendo Alienação Parental se quem fez um abandono Afetivo foi ele do qual o Filho nem quer mais nem fala com ele…. Diz que vai vim busca meu filho pra leva pra casa dele,que vai sair com ele e não vou pode impedir… Mais que direto e esse que o Pai some durante anos depois aparece assim do nada .. Te uma mensagem dele dizendo assim….. (Isso mesmo só me aguarda Você nunca mais vai ouvir fala desse cara aqui,já era eu não queria isso mais é oq aconteceu Você quem quis assim já era Você paga,se você não pagar seu filho Henrique ou seu filho Calebe paga pediu esses mlk do caralho. Os dois não presta pra mim,dois otário de bosta Vai morrer sozinha se depender de mim) Me fala se isso é papel de pai , é pra ele que devo entrega meu filho…. Preciso de ajuda oq devo fazer.

  • Boa tarde. Sou tia de uma menina de 4 anos. A criei durante estes 4 anos sendo como sua mãe lhe provendo tudo desde alimentos educação e principalmente muito amor. Hoje minha irmã a tirou de mim e não me deixa inclusive ver a Raphaella a minha sobrinha. Tenho direito de solicitar na justiça o direito a visita.

  • Boa dia meu ex namorado negou filho sempre fala que vai tirar guarda meu filho eu estava trabalhando agora estou desempregada corro risco de perder guarda porem cuido mt bem do meu filho moramos com os meus pais ele esta matrículado na creche publica so nao esta inso porque ainda nao liberou por causa do covid tbm ele nao teve convivência posso optar por ele padar apenas o dia e nao a noite com meu filho ate ele se adaptar qnd for pra resolve a guarda obrigada meu filho tem 2 anos e 5 meses

  • Vejo muitos pais matarem ou estruparem seus filhos mesmo sem usar drogas, sei que não pode usar, mais mesmo assim se eu uso eu sei meus limites, agora querem me proibir de ver minhas filhas, quando acontece algo pior quem resolve não é conselho tutelar não é o pai desprezado quem resolve, pq conselho tutelar foi feito pra fuder com os pais de verdade

  • BOA TARDE, GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA, O PAI DO MEU FILHO JA DEVE MAIS DE UM ANO DE PENSÃO, E POR DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA AINDA ESTÁ NA RUA. ELE TRABALHA ,MAS É VICIADO EM COCAINA, ELE VE O FILHO RARAMENTE, MAS MESMO ASSIM ELE PODE POR A VIDA DO MEU FILHO EM RISCO, POIS FICA TOTALMENTE TRANSTORNADO. O QUE POSSO FAZER.

  • Boa noite. Sou separada há dois anos e tenho uma filha de 10. Minha filha desde q separei sempre ficou com os dois. Uma semana lá outra cá. Mas ele segurou os documentos dela é não quer entregar. Já tive no Conselho tutelar na delegacia e nada. Gostaria de saber como faço p ele devolver os documentos Ele tá fazendo isso pq minha filha não quer mais ficar direto com ele e sim só os finais de semana oeci uma ajuda ele não deu então dei entrada na pensão. Preciso de orientação obrigada

  • Meu filho tem 2 anos , meu ex marido é divorciado de outra mulher , porem nos separamos tem 1 mes e essa ex mulher dele não gosta do meu filho vive xingando ele , meu ex marido paga pensão para o meu filho e para os outros filhos , porém ele está saindo escondido com a ex mulher de novo e eu não aceito de jeito nenhum meu filho no mesmo teto que ela, tem como meu filho não ir a cada 15 dias para casa deles e o pai dele vir so fazer visitas ? mesmo ele pagando pensao em juizo pq não confio naquela mulher ela é capaz de qualquer coisa e se sumir um fio de cabelo do meu meu filho eu não respondo por mim. me tira essa duvida por favor

  • Se o pai mora com a mãe que é dependente de remédios e vive dopada, esquecendo panela no fogo.bgaz ligado e várias outras coisa posso impedir que ele pegue meu filho, uma dúvida minha

  • Ola, boa tarde! Eu e me ex marido temos a guarda compartilhada. Foi homologado pelo juíz que meu filho fique com o pai em finais de semana alternados e que o pai busque ele na escola na sexta-feira e entregue na escola na segunda-feira. Hoje é dia 09/02, sexta-feira, início de carnaval, e final de semana do pai. As 11:39 o pai me mandou mensagem dizendo que não irá buscar nosso filho hoje na escola, que irá viajar e não vai poder ficar com ele no final de semana. Eu estou de viagem marcada para hoje, com as malas prontas e agora vou precisar desmarcar tudo, ficar com um prejuízo pois tudo já está pago, e ele simplesmente me bloqueou! A escola já está ciente que o pai iria busca-lo, eu informei o cronograma dos finais de semana a escola para que não haja problemas. Mas, o que posso fazer, qual atitude tomar diante dessa situação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *