Pois bem, a batata está queimando em suas mãos, mas e é muito importante saber o que fazer com ela. A primeira providência após fechar a porta é simplesmente ler o mandado de citação. Lá estão todas as informações indispensáveis ao o próximo passo a ser dado - além de uma série de termos em juridiquês e números de leis e artigos. Se você não teve a sorte de ter cursado uma faculdade de Direito, agora é o momento de lembrar onde foi parar o cartão de visitas daquele advogado que você conheceu na formatura da sua prima.
Aqui está uma lista de coisas importantes a serem feitas (após encontrar o bendito cartão):
- Verifique qual a natureza do processo em que foi citado, pois isso pode determinar o tipo de advogado que você vai necessitar. Clique aqui para uma breve relação de casos em que precisará de um advogado de Família, Advogado Civil. ou Advogado Criminalista.
- Guarde muito bem a cópia dos documentos entregues pelo oficial de justiça, elas vão auxiliar o advogado a dar início rápido à preparação de sua defesa.
- Anote o dia e a hora em que a citação foi recebida por você (se isto já não estiver constando de sua cópia do mandado, por anotação do oficial de justiça).
- Verifique se há alguma data marcada para audiência e informe seu advogado assim que ele atender o telefone, junto com todos os dados para a identificação do processo.
- Verifique se há algum prazo (expresso em número de dias) para a apresentação de sua defesa e em caso positivo marque uma reunião com seu advogado para, no máximo, a manhã seguinte. A coisa tem urgência.
- Antes de ir para a reunião com o profissional do direito, prepare-se bem: vasculhe a memória, fale com outras pessoas que possam colaborar com o esclarecimento dos fatos, faça uma lista de perguntas e traga todos os documentos que achar relevante para o caso. Essa preparação prévia poupa tempo e poderá ajudá-lo a lembrar de outros fatos relevantes já durante a primeira conversa com o advogado.
- Não esqueça de trazer o mandado de citação e demais documentos entregues pelo oficial de justiça!
- Tome todas as providências que tiver que tomar de forma rápida e eficiente. Não deixe nada para a última hora.
Vale lembrar que a citação poderá também, em alguns casos, ser feita por meio de carta com aviso de recebimento. Esse é um meio válido e eficaz, portanto não perca tempo para procurar ajuda.
Lembre-se que essa é uma situação muito nova para você, mas não para o seu advogado. O importante é contratar um profissional que você confie, pois isso não só aumenta suas chances de sucesso na ação judicial, mas lhe dará uma maior tranquilidade durante o trâmite do processo - que poderá durar alguns bons anos.
ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO BLOG REZENDE ADVOGADOS