Per­fil, Mis­são & Estratégias

I — Perfil

Oper­amos nos moldes da Advo­ca­cia de Bou­tique.

Esse con­ceito pode ser resum­ido em três frases:

  • Advo­ca­cia especializada
  • Estru­tura física reduzida
  • Atendi­mento pessoal

Um escritório de advo­ca­cia de bou­tique é aquele que con­cen­tra suas ativi­dades em áreas especí­fi­cas do Dire­ito e que conta com uma estru­tura física enx­uta. A palavra não é eufemismo para pequeno porte, mas antes um con­ceito que pres­supõe espe­cial­iza­ção. É uma banca pequena, com­posta por advo­ga­dos espe­cial­is­tas e com­pe­tentes, e que pos­sui uma rep­utação já esta­b­ele­cida em sua área de atu­ação. O resul­tado é uma equipe extrema­mente capac­i­tada e ágil para a atu­ação nesse ramo do Direito.

O outro lado da moeda é a redução de cus­tos. O número de fun­cionários e colab­o­radores é pequeno, o espaço físico é mín­imo e a uti­liza­ção dos bene­fí­cios tec­nológi­cos é total. Esse con­ceito resulta em uma estru­tura muito mais enx­uta, econômica e eficiente.

Final­mente, o ter­ceiro bene­fí­cio dessa forma de estru­tu­ração está na prestação dos serviços, tanto no aspecto jurídico quanto de atendi­mento ao cliente. Isso porque a coor­de­nação das ativi­dades é real­izada pelos próprios sócios do escritório, que se envolvem dire­ta­mente nos casos. Ao con­trário dos grandes escritórios de advo­ca­cia, a atenção dada ao prob­lema é pes­soal, e o envolvi­mento na causa é mais efe­tivo.

II — Missão

Advo­ga­dos devem ser profis­sion­ais empen­hados em solu­cionar prob­le­mas. Não se podem lim­i­tar ao ajuiza­mento robótico de ações judi­ci­ais ou a se escon­der atrás de uma lin­guagem pro­lixa e inacessível. Por isso as pri­or­i­dades são, nessa ordem:

  • esta­b­ele­cer canais de comu­ni­cação entre as partes;
  • ini­ciar con­ver­sas pro­du­ti­vas que levem ao resul­tado desejado;
  • se pos­sível, bus­car a res­olução do con­flito sem recor­rer ao Judi­ciário;
  • quando necessário, com­bater judi­cial­mente da mel­hor forma pos­sível.

Luta não é sinôn­imo de briga, mas de enga­ja­mento, de cor­agem e deter­mi­nação. O advo­gado do ter­ceiro milênio está res­gatando o sen­tido orig­i­nal de sua profis­são: é aquele que aux­ilia, o que rep­re­senta, o que luta pelos dire­itos de seus rep­re­sen­ta­dos. Por todas as for­mas e usando todos as fer­ra­men­tas ao seu alcance.

III — Filosofia de Trabalho

Ernesto Rezende Neto pre­seta serviços32 anos nas áreas Cível e de Família, e desde 1994 está em parce­ria com Mario Solimene Filho. A filosofia de tra­balho é tripartite:

  • obje­tivi­dade,
  • capaci­dade téc­nica e
  • envolvi­mento pessoal.

Além de con­hec­i­mento e exper­iên­cia, é pre­ciso ser capaz de se conec­tar emo­cional­mente, de maneira equi­li­brada, com o clientes e com a causa defen­dida. Mais do que uma prefer­ên­cia, esse com­por­ta­mento é tam­bém uma opção téc­nica baseada na Teo­ria do Con­hec­i­mento de Michael Polanyi (18911976), que den­tre out­ros aspec­tos priv­i­le­gia o envolvi­mento pes­soal como fator de lib­er­ação da cria­tivi­dade na res­olução de prob­le­mas com­plexos. Como efeito secundário, esse envolvi­mento gera uma cumpli­ci­dade saudável que age como fator moti­vante, facil­i­tando a relação com o cliente e aumen­tando con­sid­er­av­el­mente as chances de sucesso em qual­quer tarefa abor­dada.

IV — Ousa­dia e Senso de Justiça

É por conta desse envolvi­mento que ousamos car­regar ban­deiras as quais, infe­liz­mente, poucos profis­sion­ais do dire­ito tiveram a cor­agem de empun­har. Ergue­mos com orgulho o estandarte das causas da comu­nidade LGBT no Brasil e luta­mos pela igual­dade de dire­itos civis de lés­bi­cas, gays, bis­sex­u­ais, trangêneres, trav­es­tis e tran­sex­u­ais em nosso país. Em ter­mos práti­cos, isso se traduz em con­quis­tas soci­ais den­tro do campo dos Dire­itos Homoafe­tivos. Em ter­mos morais, sig­nifica o reesta­b­elec­i­mento do sen­ti­mento de justiça.

V — Método

Outra con­se­quên­cia dessa filosofia são as amizades que se criam ao longo do cam­inho. Temos muito orgulho dos lon­gos vín­cu­los esta­b­ele­ci­dos com nos­sos clientes — muitos deles par­ceiros já há quase três décadas. Essa con­fi­ança mútua nos tem dado a opor­tu­nidade de patroci­nar os inter­esses de indi­ví­duos per­ten­centes a difer­entes ger­ações de uma mesma família, um fato não muito comum no uni­verso jurídico. Procu­ramos sem­pre obe­de­cer a alguns princí­pios básicos:

  • Ser trans­par­ente, sim­ples e direto;
  • Lidar com o aspecto humano das partes envolvidas;
  • Ser parte de um time, se envolver emo­cional­mente com a causa e tra­bal­har em equipe;
  • estar men­tal­mente e tec­ni­ca­mente preparado para enfrentar os desafios.

Se quiser con­hecer nosso tra­balho, entre em con­tato por tele­fone ou envie-​nos um e-​mail. Nosso endereço eletrônico é Este endereço de email está sendo pro­te­gido de spam­bots. Você pre­cisa do JavaScript ati­vado para vê-​lo.

Ernesto Rezende Neto - Advogado

Ernesto Rezende Neto

Ver Per­fil

Mario Solimene Filho - Advogado

Mario Solimene Filho

Ver Per­fil