Advo­ca­cia Espe­cial­izada em Dire­ito Civil, Família, Sucessões e Trabalhista

Ernesto Rezende Neto Advo­cacia — São Paulo, SP

+55 11 3079 1837

+55 11 3071 0918

Advo­gado Online — como encon­trar e o que fazer para não se arrepen­der depois

A frase «advo­gado online» teve seu sen­tido desvir­tu­ado nos últi­mos anos. Antes, a idéia era que um advo­gado especí­fico pudesse con­ver­sar dire­ta­mente com você, estando online, para esclare­cer suas dúvi­das. Hoje, ape­sar de todo mar­ket­ing, a ver­dade é isso se tornou um filão para empre­sas comuns, que bus­cam aprox­i­mar o público em geral do profis­sional de Dire­ito que se cadas­tra – e muitas vezes paga – em sua plataforma.

Essa ini­cia­tiva tem sido coibida pela OAB, que entende haver explo­ração com­er­cial incom­patível com a figura do advo­gado. Con­tudo, o fato é que esse tipo de serviço vem se tor­nando algo comum, jus­ta­mente porque as empre­sas que explo­ram tal ativi­dade foram cri­adas por pes­soas que não são advo­ga­dos – e que, por­tanto, não estão sujeitas à lim­i­tação do Código de Ética e Dis­ci­plina da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil. Trata-​se de uma lacuna que, ao final das con­tas, tem via­bi­lizado a mer­can­tiliza­ção da advo­ca­cia (tudo o que a OAB não quer), sujei­tando o profis­sional do dire­ito ao poder das empre­sas do setor.

Por outro lado, não há como negar que a ideia da advo­ca­cia online, como fer­ra­menta de mar­ket­ing, é inter­es­sante, e têm prop­ci­ado uma fonte alter­na­tiva para a obtenção de clientes — espe­cial­mente para advo­ga­dos em iní­cio de car­reira.

Con­tudo, se você busca um profis­sional difer­en­ci­ado, esse clara­mente não é o mel­hor cam­inho a seguir. É que, de certa forma, o cadas­tro online reflete a dinâmica das redes soci­ais, onde as pes­soas só podem pro­je­tar a imagem ideal de si mes­mas. Todos pin­tam seus per­fis com cores atraentes da efi­ciên­cia e profi­ciên­cia, e por isso ninguém se destaca.

O ideal é que você escolha um advo­gado por sua rep­utação, expe­ri­en­cia e espe­cial­iza­ção, e não por uma lista genérica de mag­nifi­cas per­son­al­i­dades vir­tu­ais. Isso é pos­sível, mesmo no uni­verso online.

Cuidado: como escol­her o mel­hor advo­gado online?

Faça sua lição de casa. Online ou não, sempre pesquise, ver­i­fique se há boas refer­ên­cias ou citações do profis­sional que esteja dis­posto a con­tatar, e não se pre­cip­ite em uma aven­tura na qual será você mesmo a supor­tar as consequências.

Mas o que fazer para ver­i­ficar se um advo­gado é bom ou não?

Para ajudá-​lo em sua escolha, preparamos um pequeno plano de ver­i­fi­cação para que você min­i­mize os riscos de aci­dente e con­trate um profis­sional respon­sável e com a exper­iên­cia que você necessita.

Em primeiro lugar, se você decidiu mesmo ten­tar a sorte em um desses serviços, é pre­ciso escol­her por onde irá ini­ciar a sua busca. Uma ráp­ida pesquisa em mecan­is­mos de busca pelo termo “advo­gado online” poderá lhe dar algu­mas opções, mas há out­ros web­sites que não estão no topo da lista, que prestam o mesmo tipo de serviço. Abaixo alguns deles, ape­nas como exemplos:

www​.jus​brasil​.com​.br

www​.dub​bio​.com​.br/

www​.hub​jur​.com​.br

Essas platafor­mas são grátis, mas os serviços ofer­e­ci­dos pelos advo­ga­dos não são. Feita a busca e encon­trando algum profis­sional que entenda ser com­patível com sua causa e seus princí­pios (algo quase impos­sível de se avaliar em pequeno cur­ricu­lum online), parta para uma pesquisa um pouco mais apro­fun­dada. Apre­sen­ta­mos abaixo três pas­sos que poderão ser úteis nessa escolha.

a) CNA — Cadas­tro Nacional de Advogado

Em primeiro lugar, ver­i­fique sem­pre a situ­ação do profis­sional junto à Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil. Esse é um passo indis­pen­sável. Você poderá fazer isso no Cadas­tro Nacional de Advo­ga­dos, no endereço https://​cna​.oab​.org​.br/. Basta colo­car o nome ou número de inscrição na OAB desse profis­sional, e a pesquisa será real­izada mesmo sem o preenchi­mento dos demais cam­pos. Se a situação estiver reg­u­lar, prossiga. Caso con­trário, descarte.

b) Pesquisas online

Vá ao Google, Bing, Yahoo ou qual­quer outro mecan­ismo de busca de sua prefer­ên­cia e escreva o nome com­pleto do advo­gado escol­hido (entre aspas, para deter­mi­nar busca pela frase). Ver­i­fique se ele pos­sui even­tu­ais refer­ên­cias ou citações. Se o profis­sional tem indi­cações em matérias jor­nalís­ti­cas, servindo como fonte, isso é um ótimo sinal; igual­mente, se tem arti­gos e pub­li­cações, ou se min­is­tra cur­sos e atua como docente em uni­ver­si­dades, isso é mostra de con­hec­i­mento da matéria.

c) Pesquisa de número de proces­sos nos Tribunais

Final­mente, se quiser ver­i­ficar o grau de exper­iên­cia do advo­gado, a alter­na­tiva é pesquisar quan­tos proces­sos ele man­tém em seu nome. Encare esse processo com cautela e uma pitada de sal. Volte ao cur­ricu­lum e ver­i­fique os locais em que ele tra­balha ou já tra­bal­hou. Se o advo­gado pesquisado faz ou fez parte de um escritório de massa (que dá pri­or­i­dade ao vol­ume, e não à qual­i­dade), ele poderá ter um número enorme de proces­sos index­a­dos em seu nome. Nesse caso, isso não será sinal de exper­iên­cia, mas somente de excesso de tra­balho. Con­tudo, se ele tra­balha de forma inde­pen­dente ou em um escritório de bou­tique (espe­cial­izado, mas de estru­tura e clien­tela reduzida), um numero menor pode sig­nificar muito.

Uma alter­na­tiva fácil para ver­i­ficar esses dados é a busca em web­sites de index­ação, como o www​.escav​ador​.com​.br Uma sim­ples con­sulta pelo nome e número da OAB poderá lhe apon­tar facil­mente os dados que busca.

Escavador Ernesto Rezende Neto

Outra alter­na­tiva é o web­site do Tri­bunal em que o profis­sional tem sua maior atu­ação. No caso de advo­ga­dos Cíveis e Crim­i­nais, isso seria o Tri­bunal de Justiça do seu Estado. Nesse exem­plo, usare­mos o Tri­bunal de Justiça de São Paulo, que uti­liza o sis­tema E-​Saj (nota: depen­dendo do Tri­bunal e sis­tema, esse método poderá ser inviável). O endereço https://​esaj​.tjsp​.jus​.br/​e​s​a​j​/ do TJSP lhe apre­sen­tará a página a seguir. Clique em con­sul­tas proces­suais para prosseguir com sua busca.

Pesquisa TJSP Ernesto Rezende Neto  1

Você será dire­cionado à tela abaixo. Clique em «con­sul­tas de processo do 1o Grau».

Pesquisa TJSP Ernesto Rezende Neto  2

Pro­cure o campo «pesquisar por» e sele­cione a opção «nome do advo­gado». Se o nome for muito comum ou se você quer ter mais segu­rança em sua busca, poderá tam­bém uti­lizar o campo «OAB», bas­tando preencher o número de reg­istro do profis­sional. Ao clicar «pesquisar» você terá o resul­tado do número de proces­sos em que o advo­gado está atuando, e a dis­crim­i­nação de cada um deles.

Pesquisa TJSP Ernesto Rezende Neto  3

Mas o seu tra­balho não para por aí. Uma vez tendo certa con­fi­ança de que, ao menos no papel, o nome escol­hido possa sat­is­fazer as suas exigên­cias, é pre­ciso par­tir para o con­tato pes­soal. Já escreve­mos outro artigo sobre advo­ca­cia na área cível com algu­mas obser­vações nesse sen­tido, onde poderá encon­trar out­ras dicas para se asse­gu­rar o sucesso dessa parce­ria que se ini­cia. Não deixe de conferir.

Quem somos

Somos um escritório de advo­ca­cia real, atu­ante em São Paulo há mais de 30 anos, com­posto por advo­ga­dos reais, que respeitam as pre­ocu­pações das pes­soas que bus­cam nosso auxílio.

Não somos um por­tal Jurídico ou serviço genérico de aprox­i­mação entre clientes e advo­ga­dos, não quer­e­mos lhe vender serviços, não ofer­e­ce­mos brindes para cap­tar clien­tela e não pro­move­mos a mer­can­tiliza­ção da advo­ca­cia. O obje­tivo desta plataforma é infor­mar nosso público, sem­pre man­tendo o com­pro­misso com a ética profissional.

Abaixo você encon­trará algu­mas obser­vações impor­tantes sobre nosso web­site, que dizem respeito ao obje­tivo, lim­i­tações e ressal­vas que são necessárias para man­ter a transparên­cia ética dessa ini­cia­tiva. Encon­trará tam­bém alter­na­ti­vas viáveis den­tro desse mesmo espaço, que poderão facil­i­tar o seu acesso à justiça.

Endereço

Avenida Nove de Julho, 5593 — cj. 44
Itaim Bibi — São Paulo — SP
CEP 01407200 BRASIL

Con­tato Direto

Tele­fones: + 55 11 3079 1837
+ 55 11 3071 0918
Celular/​Whatsapp: + 55 11 98389 2403

Email: [email protected]​rezendeneto.​com
Skype: Rezen­dene­toad­vo­ga­dos

Ernesto Rezende Neto Advo­ca­cia — Advo­gado Online

Advo­ca­cia Espe­cial­ista em Dire­ito Civil, Família, Sucessões e Trabalhista

Con­hec­i­mento é cidada­nia. Nosso país pre­cisa de ini­cia­ti­vas para que a pop­u­lação tenha acesso à Justiça — e nós faze­mos a nossa parte. Aqui vão algu­mas infor­mações gerais sobre os nos­sos serviços e sobre esta página.

Para auxiliá-​lo a encon­trar o que procura, pre­cisamos saber primeiro qual é o seu problema:

tick2Se você gostaria de esclare­cer dúvi­das jurídi­cas sim­ples, de caráter geral, den­tro de nossa área de atu­ação (Cível, Família, das Sucessões e Tra­bal­hista), con­sulte nossa página de per­gun­tas e respostas mais fre­quentes. Este é um tra­balho em con­stante desen­volvi­mento, por­tanto é uma con­tribuição que está longe de ser ideal. No entanto, se você gostaria de acres­cen­tar alguma per­gunta genérica que não con­sta de nossa lista, pode nos enviar um email com essa solic­i­tação. Se a per­gunta tiver caráter genérico e for de inter­esse do público em geral, poderá ser pub­li­cada em até 24 horas. Deix­amos claro que não ofer­e­ce­mos con­sul­tas especí­fi­cas por esse meio. Para dis­cussão de seu caso especí­fico é pre­ciso con­sul­tar pes­soal­mente um advo­gado. Essa é uma medida que visa pro­te­ger seus próprios inter­esses, pois é impos­sível via­bi­lizar a análise séria de um caso sem a inter­ação direta entre cliente e o profis­sional do dire­ito.

tick2Se você pre­cisa de advo­gado e não têm condições finan­ceiras para arcar com os cus­tos da con­tratação de um profis­sional, clique aqui para ler nosso artigo sobre serviço público de Advo­gado Gratuíto. Ali você encon­trará uma expli­cação detal­hada dos serviços jurídi­cos à dis­posição do cidadão (advo­ga­dos públi­cos grátis), abor­dando especi­fi­ca­mente a cidade de São Paulo e algu­mas Regiões Met­ro­pol­i­tanas do Estado. Se você não mora em São Paulo, clique aqui para obter os serviços de assistên­cia judi­ciária de todos os out­ros Esta­dos da Fed­er­ação. Você encon­trará tam­bém endereços e tele­fones de con­tato para facil­i­tar a sua busca.

tick2Se você está aqui porque quer con­ver­sar conosco, é nosso cliente ou colab­o­rador, uti­lize os meios de con­tato dessa nossa plataforma (chat online, what’sApp, email ou tele­fone), ou ver­i­fique a nossa página de con­tato para obter a local­iza­ção no Google maps.

Obser­vações importantes:

Este não é um serviço com­er­cial de con­sul­tas jurídi­cas online — ativi­dade que é vedada pelo Código de Ética e Dis­ci­plina da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil. Você jamais será cobrado por coisa alguma. Não há como obter neste web­site, sem o con­tato direto, qual­quer ori­en­tação especí­fica para o seu caso. Todas as respostas even­tual­mente encon­tradas são rig­orosa­mente de caráter geral, ref­er­entes sem­pre a questões bási­cas, que podem ou não se enquadrar em sua situ­ação. Se você tem um prob­lema real à sua frente, deve procu­rar ime­di­ata­mente um advo­gado para ori­en­tação especí­fica, pre­stando detal­hes do caso e even­tual doc­u­men­tação per­ti­nente à matéria.

Se você decidir entrar em con­tato conosco, por favor esteja atento que advo­ga­dos não podem ofer­e­cer con­sul­tas gra­tu­itas, e que o obje­tivo desta página não é a cap­tação de clientes. Não há imped­i­mento ético para que você apre­sente seu caso a nós ou a qual­quer advo­gado, para que obtenha maiores infor­mações e esclarec­i­men­tos gerais. Mas a regra geral que seguimos é que, se você está entrando em con­tato porque tem um prob­lema jurídico, pre­cisa encon­trar um advo­gado, e quer decidir sobre a con­tratação, não é justo ser cobrado por isso. Isso seria caso do que é denom­i­nado na prática dos escritórios de advo­ca­cia de «reunião ini­cial gratuíta». Por outro lado, quando o obje­tivo do con­tato é sim­ples­mente o acon­sel­hamento — que pres­supõe infor­mações que poderão trazer bene­fí­cios ao cliente — o caso será de con­sulta remunerada.

Nosso intu­ito é dis­sem­i­nar con­hec­i­mento e facil­i­tar o acesso do cidadão leigo à Justiça e ao con­hec­i­mento de seus dire­itos bási­cos. Somos um escritório de advo­ca­cia pri­vado, com­posto por advo­ga­dos reais. Reit­er­amos que qual­quer infor­mação aqui even­tual­mente prestada será de caráter mera­mente infor­ma­tivo, sem força vin­cu­la­tiva, não rep­re­sen­tando con­sulta jurídica for­mal. Con­sulte sem­pre um advo­gado pessoalmente.

Não respon­demos a con­sul­tas for­mais por e-​mail, What­sApp ou tele­fone, assim enten­di­das as dúvi­das que se dire­cionam à ori­en­tação prática do inter­es­sado no caso con­creto. Essa é uma prática coibida pelo Código de Ética e Dis­ci­plina da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil. A con­sulta pes­soal ao advo­gado é sem­pre indis­pen­sável.

Ernesto Rezende Neto - Advogado

Ernesto Rezende Neto

Ver Per­fil

Mario Solimene Filho - Advogado

Mario Solimene Filho

Ver Per­fil